Educação firma parceria com IEL e oportuniza aos estudantes inserção no mercado de trabalho

Tocantins

23.11.2022

A Secretaria da Educação assinou, na tarde desta quarta-feira, 23, acordo de cooperação com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A parceria tem como objetivo implementar o Programa de Estágio, que visa abrir oportunidades de ingresso no mercado profissional para os estudantes da rede estadual de ensino. 

A parceria possibilita a intermediação e promoção de aprendizado profissional, por meio da integração entre as escolas estaduais e as empresas que disponibilizam vaga, visando assim a implementação do Programa de Estágio, não obrigatório, remunerado, para os estudantes de Ensino Médio regularmente matriculados, de acordo com a Lei Federal 11.788/2008. 

O secretário Fábio Vaz destacou que a parceria gera um importante mecanismo para permanência dos estudantes em sala de aula. “Nossos jovens buscam pela oportunidade do primeiro emprego e a proposta da cooperação atende essa demanda, possibilitando que o estudante mantenha o foco nos estudos mesmo estagiando de forma remunerada”, ressaltou. 

Conforme o termo, o estágio como ato educativo escolar supervisionado, não obrigatório, desenvolvido no ambiente de trabalho visa a preparação para o mercado de trabalho dos educandos e para a vida cidadã. Além de promover a aquisição de competências profissionais, desenvolver habilidades, hábitos e atitudes, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação. 

O Acordo, assinado pelo secretário de Educação, Fábio Vaz, e pelo superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi, Charles Alberto Elias, tem vigência de 04 anos, podendo ser a qualquer momento alterado e/ou renovado. 

As escolas estaduais que manifestarem interesse e o IEL estão, a partir da assinatura do termo, autorizados a dialogarem e verificarem a viabilidade da implantação do Programa de Estágio, conforme as particularidades de cada município e instituição de ensino. 

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Edição: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins