Educação financeira: SEE adere ao programa Aprender Valor

curso on-line

13.07.2021

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) fez a adesão ao Aprender Valor, programa desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que visa orientar e educar financeiramente estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas de todo o País a partir de uma abordagem transversal recomendada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até o dia 31 deste mês, gestores de escolas públicas estaduais e municipais podem fazer a inscrição de seus estudantes e docentes na plataforma do programa. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.

Tendo como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras, o programa vem sendo implementado desde o início de 2020, em caráter experimental. A intenção é que as crianças e jovens aprendam a usar o dinheiro de forma mais consciente, a fim de ter a oportunidade de planejar um futuro mais estável.

Para aderir ao programa, gestores de escolas públicas estaduais e municipais devem fazer o cadastro na plataforma do Aprender Valor. O processo é fácil, contando apenas com quatro passos. Clique aqui e veja no item “Adesão ao programa” como fazer a inscrição.

Após esta etapa, é necessário que professores e estudantes também sejam cadastrados e enturmados pelos gestores. Para isso, o gestor precisa acessar a plataforma, ir no seu perfil, entrar no card “Organização e Planejamento” e clicar no botão “Cadastros”. Em seguida, clique no botão + à direita, selecione o cargo do profissional a ser cadastrado e clique no botão para confirmar. O  formulário deve ser salvo após ser preenchido.

Pronto! O novo perfil foi criado. Gestores, informem aos profissionais que, para acessarem seus perfis, devem utilizar CPF como login e senha no primeiro acesso e que podem alterar a senha nas configurações do perfil.

Para cadastrar os estudantes e turmas no Aprender Valor, o processo é semelhante. Acesse o card “Organização e Planejamento” e, em seguida, a aba “Estudantes, turmas e professores”. Preencha os formulários na seguinte ordem: Estudantes, Turmas e Enturmação. Em todos os formulários, utilize os ícones para incluir, editar, excluir, pesquisar e visualizar os dados inseridos.

Além dos benefícios para os estudantes, professores e gestores também contam com recursos educacionais que vão influenciar na vida financeira pessoal. Todos os atores envolvidos recebem formação sobre Educação Financeira aplicada à sua vida pessoal. Além de impactar positivamente a forma como os profissionais lidam com suas finanças no dia a dia, essa formação faz com que adquiram mais confiança na hora de discutir e trabalhar o tema em suas escolas, na sala de aula, com seus estudantes.

Formações online - O programa disponibiliza formação específica para que diretores de escolas aperfeiçoem seus conhecimentos sobre metodologia de trabalho com projetos e sobre como implementar o tratamento de temas contemporâneos transversais – no caso, a Educação Financeira e a Educação para o Consumo – nas escolas. Os professores, por sua vez, recebem formação prática de como ensinar esse tema na sala de aula, de forma transversal e integrada, como propõe a BNCC.