Educação financeira: estudantes da sala de recursos multifuncionais aprendem sobre finanças em Tocantinópolis

Tocantins

28.11.2022

Os estudantes da educação especial da Escola Estadual XV de novembro, em Tocantinópolis, aprenderam sobre finanças, na última segunda-feira, 28, com a atividade prática: Supermercado ABC. Os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais estudaram matemática e raciocínio lógico de forma lúdica. 

O objetivo do projeto é desenvolver as competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais, através da simulação de compras, manuseio de valores monetários além de desenvolver as habilidades simples do cotidiano como fazer contas utilizando as operações matemáticas. Cerca de 200 pessoas participaram da ação.

Conforme a professora Maria Orlanda Ribeiro dos Santos, o atendimento educacional especializado visa possibilitar aprendizagens significativas na vida escolar e pessoal dos educandos. “Buscamos reforçar a autonomia dos estudantes de forma interdisciplinar trabalhando matemática, quantificação interpretação, dentre outras habilidades”. 

Riquelme Ned de Jesus Labre, de 15 anos, aprovou a iniciativa. “Achei muito interessante, porque além de lidar com uma situação real de comprar mercadorias, manuseando o dinheiro em espécie, pude ver a importância de um bom planejamento na hora de realizar as compras de casa”, relatou. 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins