Educação financeira chega às escolas estaduais de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

22.05.2019

Os professores apresentaram seus trabalhos de conclusão do Curso de Capacitação em Extensão de Educação Financeira no seminário final da formação. Foto: Franciele Xavier (SEE/MG)

Na Semana Nacional de Educação Financeira, alunos de 46 escolas estaduais de várias regiões de Minas Gerais terão como parte das atividades em sala de aula, a partir de agora, projetos sobre educação financeira. Nesta terça-feira (21/5), os professores da rede estadual que participaram do Curso de Capacitação em Extensão de Educação Financeira, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), concluíram a formação e tiveram seus trabalhos apresentados no Seminário de Encerramento realizado na sede do Sebrae-MG, em Belo Horizonte.

O curso teve duração de dez meses e agora os educadores estão aptos a serem multiplicadores das ações de educação financeira nas escolas onde atuam. Eles serão responsáveis por repassar aos estudantes e também aos colegas professores os conteúdos relativos aos temas que aprenderam. Para a coordenadora da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE, Cláudia Rodrigues Fernandes, a conclusão deste curso é um avanço na qualidade da educação mineira.

“É a primeira turma de professores da rede pública do Estado de Minas Gerais formados em um curso de educação financeira de 258 horas. Em um momento em que a Base Nacional Comum Curricular trata o tema como essencial para fazer parte da formação cidadã e integral do estudante, é um motivo de orgulho viabilizar esse curso. Nosso objetivo, agora, é difundir o conteúdo de forma que toda a rede, nos 853 municípios mineiros, desenvolva atividades sobre educação financeira”, disse a coordenadora.

A superintendente da AEF, Claudia Forte, incentivou os professores presentes a incorporarem os valores aprendidos no curso e acreditarem no potencial dos alunos quanto a isso, pois ela acredita serem estes estudantes a geração que vai ser financeiramente educada para promover as mudanças que o país precisa. “A BNCC já traz essa temática como assunto transversal, ou seja, traz o assunto de educação financeira para o cotidiano do aluno e para aquelas disciplinas de cunho mais duro. No entanto, só há mudanças efetivas se tivemos professores estimuladores à frente deste movimento. São os professores os responsáveis por identificar potenciais e por fazer os alunos acreditarem que eles podem e conseguem mudar essa realidade”, disse Claudia.

O professor de matemática Elizandro Veloso Vital, da Escola Estadual Amadeu Gonçalves Boaventura, no município de Carmo do Paranaíba, vinculada à Superintendência Regional de Ensino (SREs) de Patos de Minas, mudou sua visão sobre educação financeira depois de ter participado do curso e diz que, agora, terá mais conhecimento para continuar desenvolvendo o projeto Feira do Jovem Empreendedor, que é organizado na instituição de ensino desde 2016.

“Aprendemos que há todo um processo por trás desse tema, não só os conceitos de matemática em si. Há as práticas, as vivências, a contextualização com o cotidiano do estudante e da comunidade escolar como um todo. Com certeza, depois desta formação, vou ampliar ainda mais a visão empreendedora que tinha com o projeto já executado na escola e acredito que agora vamos conseguir enriquecê-lo ainda mais”, disse o educador.

Das 258 horas/aula de curso, apenas oito foram presenciais, aconteceram nesta terça-feira (25/5), com o seminário e apresentação dos trabalhos. Todo o restante do conteúdo foi distribuído pelas ferramentas de Ensino A Distância (EAD) da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE, por meio da cooperação técnica entre a Unifei e a AEF.

Semana Nacional da Educação Financeira

A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Entre os dias 20 e 24 de maio serão realizadas diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.

Em Belo Horizonte, o Sebrae-MG promoveu, nesta terça-feira (21), o Road Show Educação Financeira e Empreendedora nas Escolas de Ensino Fundamental, que reúne gestores públicos, educadores e agentes de desenvolvimento. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Nacional e Banco Central do Brasil (BCB), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo é contribuir com a inserção da educação financeira e empreendedora nas escolas do Ensino Fundamental de todo o país, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e terá sua implementação iniciada em 2020, sob a coordenação do Banco Central, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).