Educação finaliza seminário com abertura de consulta pública para implementação do Novo Ensino Médio no Tocantins

Tocantins

28.08.2020

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

O último dia do seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) contou com uma tarde repleta de palestras e discussões, e o encerramento marcado pela abertura da consulta pública referente à formação geral básica para a implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Tocantins.

Educadores e estudantes podem acessar a consulta pública que marca a primeira etapa da entrega do Documento Curricular do Tocantins (DCT), no site da Seduc. Na segunda etapa, será feita a entrega dos itinerários formativos que irão compor a parte diversificada do currículo.

A superintendente da Educação Básica da Pasta, professora Amanda Pereira Costa, reforçou a importância de participação da sociedade. “Toda a comunidade de educadores e estudantes tocantinenses deve participar para opinar e propiciar um diálogo com a Seduc na busca por novas alternativas, que contribuam para a liberdade de escolha do estudante”, pontuou.

Lives

Uma das lives realizadas teve como tema ‘Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar’, com o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, mediada pelo gerente de Currículo e Avaliação e Aprendizagem da Seduc, Jhonata Moreira.

No encontro, foi debatida a importância dos indicadores educacionais, que são construídos para atribuir um valor estatístico à qualidade do ensino, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre os apontamentos, José Francisco destacou a função social dos indicadores educacionais.

“Os indicadores não se tratam apenas de números, eles permitem monitorar os direitos dos estudantes, executados pelo Estado. Além de permitir discutir a concretização do direito integral a conteúdos e a aprendizagem, saber se as crianças estão aprendendo. Nesse sentido, destaco a função social que busca a valorização da inclusão, da eficácia e da equidade, visto que a realidade no entorno da escola, da sociedade, impacta diretamente nos resultados”, frisou.

Habilidades socioemocionais

Outra live que foi realizada trouxe para a discussão ‘Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas’. O momento contou com a participação da especialista em Gestão Educacional, Marialba Carneiro, o prof. Dr. da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ladislau Ribeiro, e Tatiana Filgueiras, do Instituto Ayrton Senna,  com mediação de Judite Elizabeth da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime/TO).

Marialba pontuou que é necessário repensar as formas de lidar com as incertezas. “Quando falamos em retorno e habilidade socioemocional, não podemos nos esquecer do conceito geral da BNCC, que aborda competência, recursos cognitivos e socioemocionais. É preciso trabalhar a autoconfiança do estudante para que saibam lidar com o momento difícil em que vivemos. O momento é de insegurança, mas estamos nos reinventando para viver o inesperado”.

Tatiana Filgueiras citou ações que integram e contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estímulo ao autoconhecimento, como o Programa Volta ao Novo, que a Seduc aderiu em julho.

Além disso, o Programa Olhar Atento, parceria entre e Seduc e UFT, também foi exemplificado como ação de valorização da saúde emocional dos professores e estudantes como método preparatório para o retorno das atividades escolares.

Manhã

No período da manhã, a palestra ‘A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino’, chamou a atenção para a importância da avaliação no cotidiano na escola.

Seminário

Foram mais de 10 mil inscritos na ação, e a participação surpreendeu a organização do seminário. No evento de abertura, foram mais de 15 mil visualizações. No encerramento, foram mais de 9 mil.

O evento foi transmitido e está disponível para acesso no canal TV Seduc Tocantins - página oficial da Seduc no YouTube.