Santa Catarina
27.05.2019Em visita ao Instituto Estadual de Educação (IEE), foi apresentado o laboratório de tecnologia contemplado por lousa digital, equipamento considerado diferencial na rede. “Com o laboratório de tecnologia, demonstramos a necessidade de investimento em bolsas para formação docente. Ficamos satisfeitos em saber que nossa relação com a Capes pode ser ampliada, o que é bom para a Educação de todos os catarinenses”, declarou Uggioni.
Uma das visitas foi realizada na EEB Dom Jaime Câmara com o objetivo de conhecer práticas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna em Santa Catarina. “Mais importante do que o tempo integral é a educação integral, que vincula a condição socioemocional à da aprendizagem didática. Em três anos de iniciativa no país, na comparação com outras escolas, conseguimos perceber que há redução da evasão e melhor aproveitamento escolar onde há ensino médio integral”, destaca o diretor Carlos Lenuzza.
O diretor da Capes ressaltou, ainda, que a continuidade da parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna é exemplo para que o modelo Emiti chegue a outras redes estaduais no país.
O gerente de Projetos de Educação do Instituto Ayrton Senna, Helton Souto Lima, levantou pontos fortes da trajetória da instituição em Santa Catarina. “O Emiti é a oportunidade de o instituto de trabalhar em uma escala muito maior o seu modelo de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio. O engajamento em Santa Catarina é muito grande e, nesta gestão, percebemos um potencial ainda maior, pelo foco da Secretaria de Estado da Educação no resultado em aprendizagem, gestão, parcerias e inclinação para solucionar desafios”.
Sobre a Capes
A Capes faz parte do Ministério da Educação e tem como responsabilidade a expansão e consolidação da pós-graduação das instituições de ensino superior, além de ampliar as formações de professores da educação básica.