Educação Estadual realiza aula inaugural de cursos técnicos nas escolas Profa. Maria das Graças e Jornalista Paulo Costa

Sergipe

19.04.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc)  realizou nesta segunda-feira, 18, a aula inaugural dos cursos técnicos em Informática para a internet no Colégio Estadual Profa. Maria das Graças de Azevedo Melo, e de Logística, no Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, unidades de ensino respectivamente localizadas nos bairros Porto Dantas e Bugio, em Aracaju. Ao todo 50 estudantes das duas instituições serão contemplados.

O público-alvo são os estudantes da 2ª série do Ensino Médio durante um ano e meio, com carga horária de 1000h para o curso de Informática, e de 800h, no curso de Logística. Os cursos ocorrerão no contraturno das aulas regulares e fazem parte do itinerário do Novo Ensino Médio. Os cursos técnicos revelam as demandas da contemporaneidade e incentivam os estudantes a se qualificarem em direção à inserção ao mercado de trabalho.

O superintendente da Seduc, José Ricardo de Santana, destacou a importância de iniciar a formação profissional durante o Ensino Médio.  “Eu fiz muitos cursos pelo Senac e foi muito importante porque você pode alimentar a própria formação como estudante. Quando fazemos uma parceria como essa queremos que o estudante tenha sucesso e também para que eles abram as portas para os próximos alunos. Temos parcerias também com o Senai, Senar e IFS, e fazemos o acompanhamento para avaliar se a parceria tem sido positiva para os estudantes”.

Durante a aula inaugural, o gerente do Senac, José Antônio, levou aos estudantes dos colégios Maria das Graças e Paulo Costa uma mensagem de incentivo e perseverança. “Ao fazerem um curso técnico os estudantes saem com a chance de se inserir no mercado de trabalho. Eu fiz e ao me inscrever em uma seleção fui aprovado e o que aprendi no curso foi importante para a minha vida. Abracem essa oportunidade porque fará muita diferença”, disse.

Representando os diretores escolares das duas unidades, a gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães, ressaltou que “essa é uma longa etapa que inicia agora e vai exigir muito desses meninos e meninas, pois farão duas formaturas ao final do Ensino Médio, que agora contam com um curso técnico. Naqueles dias difíceis, vençam o cansaço e a vontade de ficar em casa. Precisamos da coragem e será necessário o esforço de cada um dos estudantes para chegarem até o final com uma formação profissional em mãos”, disse.

O jovem Vitor Bosco optou por fazer o curso de Informática pensando no futuro profissional como arquiteto. Ele relata que será imprescindível ter conhecimentos prévios nessa área para ter uma boa trajetória no Ensino Superior. “Para mim será muito importante porque quero trabalhar fora e fazer o curso de Arquitetura, então ter esse curso técnico vai me ajudar a conseguir um emprego e a estudar na faculdade, principalmente porque terei que estudar cálculo e vou utilizar muitos programas no computador”.

Já a estudante Stefany Victoria Gonzaga, que fará o curso de Logística, a oportunidade representa um caminho para conseguir uma renda para iniciar sua independência financeira e ingressar no curso de Medicina Veterinária. “Eu nunca tive disponibilidade para fazer um curso como esse porque venho de um bairro bem pobre. Então, assim que eu sair do colégio pretendo fazer faculdade, mas antes quero ter independência. Com esse curso espero ter muito aprendizado para alcançar o que desejo”, relatou.

Na ocasião, os estudantes do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa receberam o fardamento específico para o curso de Logística e o kit escolar contendo caderno, caneta, lápis e borracha. A ação aconteceu em função das parcelas em conta do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin) na unidade. Os estudantes que residirem longe do colégio também poderão almoçar na escola, dessa forma não perderão a hora para as aulas.

Também estiveram presentes na aula inaugural das duas unidades de ensino, o diretor do Colégio Estadual Profª Maria das Graças de Azevedo Melo, Tarcísio da Silva Tavares; a diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento; a representante pedagógica do Senac, Yluska Mayara; o representante dos estudantes da unidade Maria das Graças, Breno Santos de Araújo; representantes dos Conselhos Escolares e funcionários das escolas.