Educação estadual implanta rede de apoio à cultura da paz

Goiás

31.10.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu nesta quarta-feira, 19/10, na sede da Seduc, alguns órgãos, instituições e entidades já convidados a participarem de um amplo projeto voltado à promoção da cultura da paz a partir das escolas públicas estaduais.

O objetivo é unir esforços, experiências, expertise e boas práticas que fortaleçam a boa convivência no ambiente escolar como compromisso em prol do bem-estar dos estudantes, professores, servidores e toda a comunidade em torno das escolas. Considerando o alcance da rede pública estadual, presente em todos os municípios goianos, a ideia é a constituição de uma grande frente voltada à cultura da paz no estado.

Rede de apoio

Em nome do governador Ronaldo Caiado, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, falou aos presentes sobre a urgência da união das instituições, organismos, sociedade, em ações que contribuam para a diminuição dos conflitos, da violência e a construção de caminhos para a paz.

“O nome que se dá é rede de apoio. Onde todos conseguem pensar e ajudar, cada qual na sua porção e na sua proporção, para que a gente tenha uma escola muito mais disposta a viver a paz. Uma escola de paz”, afirmou a secretária.

Fátima Gavioli também destacou, para além de ações implementadas pela Seduc, inúmeros projetos, de diferentes organismos, que já fazem um trabalho sério em benefício da vida. Para ela, essa rede de apoio deve ampliar o alcance desse trabalho.

Nós temos trabalhado com palestras, com lives, temos feito um trabalho magnífico de conscientização, mas, a gente trabalha na emergência, e podemos avançar em ações de prevenção e precaução, importantes hoje e essenciais para a consolidação dos esforços, do trabalho e de frutos pela paz já como legado ao futuro”, disse a secretária da Educação.

Participaram da reunião representantes do Batalhão da Polícia Militar Escolar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência da Assistência Social (Cras); Secretaria de Segurança Pública de Goiás; Conselho de Segurança/Polícia Civil (Consegs); Conselhos Tutelares; Conselho Estadual da Educação (CEE); Conselho Estadual do Direito da Criança e Adolescente; Defensoria Pública; Secretaria de Estado da Saúde; Ministério Público de Goiás (MP-GO)/Centro de Apoio à Infância e Juventude; Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); Juizado/Vara da Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) de Goiânia/Gerência de Conselhos da Secretaria de Assistência Social.

Goiânia, 21 de outubro de 2022.

Comunicação Setorial da Seduc