Sergipe
08.10.2020“É uma ajuda que vem em boa hora. Estamos precisando. Os últimos meses não têm sido fáceis, mas com muita paciência e esperança a gente consegue vencer as dificuldades”, celebrou a dona de casa Valéria Venâncio dos Santos, mãe de aluna do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, que oferta o ensino médio em tempo integral, na zona de expansão de Aracaju, ao receber seu kit composto de gêneros da alimentação escolar, entregue pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), às famílias dos estudantes.
Ocorrendo em todas as unidades da rede, a ação segue as recomendações de segurança sanitária evitando aglomeração, com distanciamento, com uso de máscaras, luvas e higienização das mãos com álcool 70%.
Regido pela portaria nº 3381/2020, da Seduc, o processo dispõe sobre a regulamentação da distribuição de gêneros da alimentação escolar, incluindo dois tipos de proteínas, para todos os alunos devidamente matriculados nas instituições de ensino da Rede Estadual, durante o período de suspensão das aulas presenciais, devido às medidas de combate ao novo coronavírus - Covid-19. Os alimentos foram adquiridos por meio do Pregão Eletrônico nº 070/2020 e do Chamamento Público nº 01/2020, da Agricultura Familiar.
Além de todo o aparato montado pela escola, as entregas também acontecem sob vistoria do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc (DAE), que acompanha e inspeciona a chegada dos alimentos à instituição. A professora Ednéia Sobral, diretora do DAE, informa que a ação está regulamentada em lei federal, por meio da resolução nº 02/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que autoriza a distribuição dos alimentos aos alunos devido à suspensão das atividades letivas presenciais. Ela ainda lembrou que no mês de abril, início da quarentena, parte dos gêneros estocados nas escolas foram doados a 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade e inscritas no Bolsa Família.
Centro de Excelência Vitória de Santa Maria
Logo nas primeiras horas da manhã já havia mães e pais aguardando a entrega dos kits no Vitória de Santa Maria, escola referência na zona sul da capital sergipana que conta com 1.286 alunos matriculados no ano letivo de 2020. O gestor da unidade, professor Alex Fabiano Gonçalves Pinto, explica que as pessoas da comunidade precisam muito dessa atenção. “Esse auxílio veio na hora certa: vai amenizar as dificuldades que muitos têm enfrentado”.
O pedreiro Adailton Batista dos Santos, pai do aluno Anderson Arthur Batista, do 9º ano, relatou a fase difícil em que vive e celebrou a ajuda da escola. “Infelizmente não tem trabalho. Esse vírus nos prejudicou em todos os sentidos. Além disso, o preço da cesta básica aumenta a cada dia e aperta o nosso orçamento. Com esse kit, a gente consegue garantir mais uma semana de comida na mesa”. A orientadora Edivânia dos Santos, mãe do estudante João Pedro Teles, do 7º ano, também precisou se afastar do emprego. “Está sendo um momento muito complicado. Continuamos em casa pedindo a Deus que isso passe logo. Esse alimento nos ajudará muito”, declarou.
Durante a ação, a instituição contou com o apoio dos agentes do Núcleo de Segurança Escolar da Seduc (NSE).
Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral – Caic
As famílias da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral – Caic, localizada no bairro Industrial, em Aracaju, também garantiram seus kits da alimentação escolar. Com 405 matrículas, a unidade oferta o Ensino Fundamental/anos iniciais e finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. Respeitando o distanciamento, a entrega do material ocorreu com a colaboração do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE).
Segundo a diretora do Caic, professora Rejane Rabelo, a ação contou ainda com o apoio de alguns professores, que, voluntariamente, prontificaram-se a ajudar, além de mães de alunos e agentes da vigilância terceirizada. “No turno da manhã tivemos uma equipe, e a tarde tivemos outra equipe. Realizamos toda a ação do lado de fora da escola, por ser um espaço amplo e ventilado, evitando aglomeração. Ocorreu tudo como esperado, e conseguimos concluir a entrega dos kits a todas as famílias", relatou.
Escola Estadual Marinalva Alves
A distribuição dos alimentos na Escola Estadual Marinalva Alves, localizada no Conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, também agradou a comunidade pela organização e acolhimento da equipe gestora, como afirmou a dona de casa Sandra Neves dos Santos, mãe das alunas Júlia de Fátima e Sofia Aparecida. “A gente é sempre muito bem recebida pela escola. Eles fazem um excelente trabalho, e esse alimento é um complemento muito importante para mim e outras famílias”.
Com o cronograma de entrega definido a partir das séries, a escola Marinalva Alves adaptou todas as instalações do prédio para atender à comunidade. De acordo com o diretor, professor Dilson Gonzaga Sampaio, esse kit chega como um reforço para o aluno que desenvolve suas atividades remotas em casa. “Sem alimento não existe aprendizagem. É de fundamental importância que se tenha esse complemento na refeição dessas crianças”, frisou ele, informando que a unidade conta com 417 alunos matriculados, 79 dos quais são do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Ainda segundo o gestor Dilson Gonzaga, o Marinalva Alves vem empreendendo outras iniciativas para apoiar as famílias dos alunos, como o Bazar Solidário, com a venda de peças de roupas doadas por parceiros, cujo dinheiro arrecadado é revertido para ajudar os pais e mães da comunidade. Além disso, o projeto Alimentação Solidária também tem feito a diferença na comunidade: a ação acontece todas as quartas-feiras, onde são distribuídas refeições (uma proteína e dois carboidratos), a partir de gêneros alimentícios que são doados por apoiadores da escola.