Escolas recebem kits pedagógicos para salas de recursos multifuncionais

Roraima

29.01.2024

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está investindo na oferta da Educação Especial, potencializando as salas de recursos multifuncionais de escolas localizadas na Capital e interior.

Em Roraima, 37 escolas da rede foram contempladas com kits de materiais pedagógicos para a implementação de atividades para os alunos que necessitam de atendimento educacional especializado

A entrega inicial para 21 instituições de ensino da capital aconteceu nesta sexta-feira, 26, durante encontro com gestores e coordenadores da capital no auditório da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, no bairro Asa Branca. Outras 16 escolas localizadas no interior também vão receber os kits.

“Com os materiais nas salas de recursos multifuncionais o trabalho será mais preciso, teremos atendimentos dentro de sala de aula com mais ênfase. É uma maneira de respeitar o atendimento educacional especializado, valorizando o método de ensino e aprendizagem”, disse a chefe da Divisão de Educação Especial da Seed, Carleide Schramm.

O QUE VEM NO KIT?

Cada kit possui 24 itens pedagógicos que atende a alunos com diferentes tipos de deficiências ou transtornos. São materiais como quebra-cabeça, blocos criativos, material dourado, alfabeto móvel, bola de futebol com guizo, suporte para livros com plano inclinado, dentre outros. Um investimento do Tesouro Estadual na ordem de R$ 53,9 mil.

A Escola Estadual Oswaldo Cruz possui dez alunos na área de educação especial.  A coordenadora pedagógica da escola, Gisele Sandra Loures falou que o material será essencial para o desenvolvimento das atividades.  “São materiais diferenciados, que vão diversificar o aprendizado de forma objetiva aos nossos alunos tão queridos e especiais para nós”, disse Gisele.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Segundo dados do Censo Escolar 2022, a rede estadual de ensino atende 1.881 estudantes público alvo da Educação Especial, ou seja, são estudantes que apresentam deficiências diversas entre elas, auditiva, visual, múltipla, intelectual, física, além de transtornos globais do desenvolvimento, espectros do autismo e altas habilidades/superdotação.

Estes estudantes recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação de barreiras visando a plena participação dos alunos. Esse trabalho é desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais.

Além disso, as escolas da rede também são contempladas com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Acessibilidade. São recursos específicos para investimento em acessibilidade e adaptações no ambiente escolar, além da aquisição de materiais e equipamentos destinados ao fomento da educação inclusiva. Esses recursos vão direto para a escola, e são recebidos por meio das contas das APMs (associações de pais e mestres).

UNIDADES CONTEMPLADAS

As escolas beneficiadas foram a General Penha Brasil, Osvaldo Cruz, São Vicente de Paula, Buriti, Professor Antônio Ferreira de Souza, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Dr. Ulysses Guimarães, Professora Vanda da Silva Pinto, Professora Coema Souto Maior e Jesus Nazareno de Souza Cruz.

Também foram contemplados os CEMs (colégios estaduais militarizados) Vitória Mota Cruz, Carlos Drummond de Andrade, Professor Camilo Dias, Pedro Elias de Albuquerque Pereira, Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, Professora Maria Sônia de Brito Oliva, Professora Elza Breves de Carvalho, Presidente Tancredo Neves, Pastor Fernando Grangeiro de Menezes e Professora Maria Nilce Macedo Brandão.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed