Educação especial é foco do 3º ciclo formativo do Saeb 2023

Amapá

17.10.2023

A aplicação da prova do Sistema de Avaliação do Ensino Brasileiro (Saeb), para alunos da educação especial, foi o tema principal de mais uma etapa do Ciclo Formativo para coordenadores pedagógicos e diretores de escolas da rede de ensino do estado. O evento organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou na segunda-feira, 16, e segue até o dia 20.

A formação busca preparar os profissionais para a aplicação da avaliação para os alunos com algum tipo de deficiência, física ou mental, atendidos pelas escolas da rede de ensino do Estado. O coordenador de Desenvolvimento e Normatização de Políticas Educacionais da Seed, Cleiberton Souza, salientou que o objetivo do evento é garantir a participação dos alunos da educação especial na avaliação.

“O aluno surdo, por exemplo, como é que ele pode executar a avaliação? Esse momento de hoje é para fazer esse trabalho, porque a mesma avaliação que é feita com o aluno que não possui deficiência, é também feita com o aluno que possui deficiência”, afirmou o coordenador.

A conselheira Estadual de Educação, Rubenita Gonçalves Teles, considera o evento importante para a educação especial. Para ela, este público tem que participar de todos os processos educacionais, inclusive as avaliações, e uma atenção precisa ser dada a eles.

"Essa formação de hoje para o processo da educação especial na perspectiva da inclusão é fundamental. Porque este aluno faz parte do contexto, ele não é à parte, ele é parte. Então é muito importante que essa formação seja uma formação integral", definiu a conselheira.

A programação segue dia 17 no auditório da Seed para escolas de Macapá - zona rural de Macapá e demais municípios, dia 19 na Escola Francisco Walcyr para instituições do município de Santana e Mazagão e dia 20 no formato on-line para demais municípios.


Saeb

O Saeb é uma avaliação nacional aplicada a cada dois anos e que abrange o 2º, 5º e 9º ano, além da 3ª série do ensino médio. Ele avalia competências em áreas como matemática, língua portuguesa, ciências humanas e ciências da natureza. Os resultados da prova fornecem informações cruciais para a formulação de políticas educacionais e a identificação de áreas que necessitam de atenção especial. Este ano 24.200 mil alunos da rede estadual de ensino estão aptos a realizarem a prova.

As avaliações realizadas têm como finalidade de definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é divulgado a cada dois anos. Esse índice é calculado ao combinar o desempenho dos estudantes no Saeb com os dados de frequência e fluxo escolar obtidos no Censo Escolar. Através do Ideb, são fornecidos valiosos indicativos sobre a qualidade do ensino nas escolas em todo o país.