Santa Catarina
22.11.2019O Estado de Santa Catarina iniciou nesta semana a distribuição da versão impressa do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense para escolas das redes estadual e municipal. A edição final do documento foi lançada em um ato simbólico na EEB Julius Karsten, em Jaraguá do Sul, na terça-feira, 19. Dos 19.950 exemplares impressos, 5,9 mil serão distribuídos para escolas estaduais e 14 mil para escolas municipais.
O currículo, que servirá como base para a formulação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas catarinenses a partir de 2020, é um documento de 492 páginas, produzido em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC), a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Conselho Estadual de Educação/CEE e a Federação dos Municípios Catarinenses (FECAM).
“Com este documento, lançamos nosso olhar mais atento às necessidades do estudante nos dias de hoje, para o prepararmos e motivarmos no período em que ele está na escola. Fazemos o chamado aos educadores, para despertar nos alunos o sentimento de pertencer, a dedicação e, consequentemente, o melhor desempenho escolar”, declarou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
A presidente da UNDIME-SC, Patrícia Lueders, ressaltou a importância da parceria em regime de colaboração. “Quando a Base Nacional Comum Curricular foi aprovada, tínhamos uma tarefa e concluímos a várias mãos a proposta para o território. Agora, nosso trabalho é futuro, fazer com que os reflexos em cada escola alcancem os planos de ensino dos professores e que o aluno receba o currículo base com a mudança em seu dia a dia”.
Um importante resultado da parceria na redação do currículo, apontado pelo presidente da UNCME/SC, Cláudio Luiz Orço, é, até o momento, a adesão de mais de 100 municípios catarinenses ao documento, juntamente com a rede estadual de ensino. “É gratificante ver os trabalhos bem encaminhados, em uma tarefa árdua que envolveu mais de 600 educadores. O próximo passo é fortalecer as capacitações docentes para colocar o documento em prática”, projetou.
As versões em e-book e para download estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
O documento
O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi escrito em regime de colaboração, envolvendo uma etapa on-line com professores, uma consulta pública e seminários para a consolidação. O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular do MEC, que estabelece conhecimentos, competências e habilidades para se desenvolver na educação básica.
O currículo do território catarinense reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização. Ele engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.