Educação entrega material complementar de alfabetização para redes municipais de ensino

Paraná

10.04.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realiza, desde o início de abril até o fim deste mês, a entrega de material didático complementar de alfabetização para as redes municipais de ensino de 393 municípios. O material inclui 12 mil exemplares para professores, com orientações didáticas, além de 466 mil volumes para cerca de 250 mil alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, com coletâneas de atividades.

Além do material de alfabetização, a pasta também promove a entrega de 10 mil livros com práticas pedagógicas para auxiliar a transição dos alunos que passam do 5º ao 6º ano, ou seja, aqueles que saem da rede municipal e entram na estadual. Esse material será entregue a todas as 4,9 mil instituições de ensino municipais e estaduais do Paraná (dois exemplares para cada escola, em todos os municípios) e é destinado às equipes gestoras de cada instituição. O investimento total na impressão do material de alfabetização e de transição foi de R$ 1,9 milhão.

Essas entregas fazem parte do programa Educa Juntos, que consiste na oferta de apoio da Seed-PR às redes municipais, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem desde as primeiras etapas da educação básica.

“Esse material vem para apoiar a alfabetização na idade certa. Temos que pensar numa educação integrada, para que o aluno passe pela alfabetização na etapa adequada e que chegue para a rede estadual com essas habilidades já bem asseguradas”, comentou Roni Miranda, secretário da Educação do Paraná. Ele esteve presente na entrega simbólica de material que aconteceu nesta segunda-feira (10) na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Anderfábio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed-PR, ressaltou que a alfabetização na idade certa evita que o estudante se sinta desestimulado ao progredir de série e, portanto, evita o abandono escolar. “É daí a nossa preocupação em desenvolver ações, via Educa Juntos, para atuar nessa frente tão importante”, afirmou.

O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, reforçou a importância de promover a integração entre as redes municipais e a estadual e de assegurar aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagem ao passar do ensino fundamental I (anos iniciais, do 1º ao 5º ano), ofertado pelo município, ao fundamental II (anos finais, do 6º ao 9º ano), ofertado pelo Estado. “A gente já vinha observando a dificuldade do aluno que entra no 6º ano. Então, tenho certeza de que esse material de transição vai colaborar. É uma capacitação a mais para os professores, para sempre melhorarmos”, disse.

EDUCA JUNTOS — Implementado no final de 2020 (e lei estadual desde 2022), o programa Educa Juntos é uma iniciativa da Seed-PR que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil.

Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes do 1° e 2° anos do ensino fundamental; oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) para 296 municípios, para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar; oferta para 330 municípios do Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com 2 mil aulas editáveis para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem; além da oferta da Prova Paraná (adaptada aos municípios), uma avaliação diagnóstica dos níveis de absorção dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.