Alfabetização
10.03.2021A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) realiza neste mês a entrega de 187 mil cadernos de apoio didático, com conteúdo voltado à alfabetização, para escolas municipais e estaduais de 365 municípios paranaenses. O material impresso dos alunos é destinado a 178 mil estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Fundamental. Já os cadernos de orientação dos professores chegarão a docentes de 9,4 mil turmas. A ação é parte do programa Educa Juntos, que visa garantir suporte técnico e pedagógico aos municípios, desde a Educação Infantil.
No material complementar (que também está disponível on-line), os educadores encontram atividades de base para contribuir com o processo de alfabetização, conteúdo para cada fase e orientações sobre os objetivos de aprendizagem, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A coletânea de atividades dos alunos, por sua vez, tem exercícios para serem desenvolvidos durante as aulas. O conteúdo foi elaborado pela Seed-PR em parceria com secretarias municipais de educação de diferentes municípios.
“Gostamos muito do material por ele trazer o letramento junto com a alfabetização. As duas coisas são indissociáveis”, afirma Vera Lúcia Vicente, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Bocaiúva do Sul, na área metropolitana norte de Curitiba. “A gente precisa, de fato, de material que dê subsídio ao professor e que garanta o direito de aprendizagem do educando.”
O projeto contou com a adesão voluntária das secretarias de cada município, que se propuseram a participar do programa. Além dos 365 municípios que recebem o material este mês, outros 32 passaram a aderir à proposta e receberão os materiais no segundo semestre. Assim, 397 dos 399 municípios farão parte do programa neste ano letivo.
“É um projeto muito amplo, que vai enriquecer o processo de ensino e de aprendizado”, diz Josiane Maganha, secretária municipal de Educação de Sertaneja, a 27 quilômetros de Cornélio Procópio. No município, cerca de 600 estudantes e mais de 50 professores, coordenadores e diretores participarão do programa. “Vimos no Educa Juntos uma forma de estreitar a nossa parceria, que já era muito boa, com o estado”, afirma.
Além da entrega dos cadernos, os professores que utilizarão os materiais também vão participar de um processo de formação. O curso, que acontece na plataforma Moodle, é autoinstrucional e será feito por 7 mil professores da 2ª série e por 6 mil professores da 1ª, em todo o estado.
Ações conjuntas — Implementado oficialmente em outubro de 2020 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa Educa Juntos busca promover ações colaborativas entre estado e municípios para garantir o ensino de qualidade na rede pública.
"Essa troca de experiências de aprendizagem e práticas inovadoras é inédita e vai permitir uma uniformidade do ensino e uma melhor evolução dos nossos estudantes", destaca o secretário da Educação, Renato Feder, que celebra o trabalho conjunto das secretarias.