Educação encerra 3º módulo do Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Emocional, que passarão a atuar em 400 escolas da rede

Paraíba

03.07.2024

Entre os dias 01 e 03 de julho, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu o 3º módulo do curso de Formação de Multiplicadores em Educação Emocional, reunindo 50 profissionais no auditório de um hotel no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Psicólogos, assistentes sociais e técnicos educacionais das 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs) participaram do evento, que tem como objetivo principal a capacitação desses profissionais para que atuem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, beneficiando escolas da Rede Pública Estadual de toda a Paraíba.

Durante os três dias de atividades, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em diversas temáticas, incluindo Mindfulness, Emoções e Prevenção à Violência, Saúde Integral, Dependência Química, Avaliação em Educação Emocional, Técnicas de Educação Emocional como Massoterapia e Reflexologia, Vivências Biocêntricas com a prática de Biodança, e Revisão de Conteúdos. O curso visa não apenas a transmissão de conhecimentos teóricos, mas também a aplicação prática através de vivências e oficinas que preparam os profissionais para atuarem de maneira eficaz nas escolas.

O gerente operacional das competências socioeducacionais e coordenador do Serviço de Saúde Emocional, Ricardo Jerônimo da Silva, destacou a importância do ciclo de formações: "Foram três meses de formação com a mesma equipe de 50 profissionais, que agora estão preparados para atuar em 399 escolas com oferta de Ensino Médio. A conclusão deste módulo marca o início de uma nova etapa, onde esses multiplicadores começarão a formar as quase 400 escolas da Rede. A programação seguirá até novembro, com formações mensais em polos alternados, visando atingir todas as equipes", explica.

Luis Felipe, psicólogo da 13ª Gerência Regional de Educação, de Pombal, enfatizou a relevância do curso para o ambiente escolar: "Esse trabalho coletivo dentro das escolas é fundamental para acolher os alunos, especialmente aqueles de regiões rurais, onde questões emocionais muitas vezes não são levadas a sério. A formação nos permite oferecer um suporte emocional efetivo, algo que já está fazendo diferença nas escolas que atendemos".

Para Yohana Mangueira, psicóloga da 9ª Gerência Regional de Educação, localizada em Cajazeiras, o curso trouxe mais do que conhecimento técnico: "O trabalho que está sendo executado é muito gratificante. Além da qualificação, houve uma conexão humana entre os profissionais. A partilha de experiências e técnicas entre as diferentes regiões é enriquecedora. Como psicóloga com experiência clínica, a oportunidade de aplicar a educação emocional no contexto escolar tem sido muito valiosa”, reforçou.

Próximos passos - Com o encerramento do 3º módulo, os profissionais estão prontos para implementar nas escolas as técnicas e conhecimentos adquiridos. A expectativa é que essas formações contribuam significativamente para a melhoria do ambiente escolar, promovendo o bem-estar emocional de alunos e servidores. A abordagem integral adotada no curso busca preparar os profissionais para lidar com diversas situações emocionais, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e saudável para todos. A próxima etapa, o ciclo 2, que começa no final deste mês, envolve a formação direta nas escolas. Serão realizadas formações em polos alternados até novembro, garantindo que todas as equipes escolares da rede pública sejam alcançadas e beneficiadas com essa capacitação.

Sobre o serviço - O Serviço de Apoio à Saúde Emocional nas Escolas da Rede Pública Estadual foi implantado em maio de 2023. Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, o serviço atendeu em 2023, 24.606 pessoas, entre elas estudantes, professores, gestores e equipe técnica de 220 escolas. Este ano, em seis meses, foram realizados 15.980 atendimentos em 211 escolas de todo o estado, somando, assim, mais de 40 mil atendimentos. A formação de multiplicadores iniciou no dia 06 de maio. No total, os encontros do ciclo 1 foram divididos em três módulos promovidos nos meses de maio, junho e julho.