Educação em pauta no Todos por Pernambuco

Pernambuco

19.08.2019

A educação pública de Pernambuco é um dos principais temas do Todos por Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado. A quarta edição dos seminários regionais, que começou no Sertão pernambucano, já passou por Floresta, Arcoverde e Serra Talhada. O principal objetivo da ação é dialogar com a sociedade através de propostas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, integrou a comitiva do governador Paulo Câmara, que contou ainda com a participação dos demais secretários de Estado e autoridades locais.

Entre as prioridades do seu segundo mandato, Câmara destacou a educação e deu ênfase aos avanços que vêm sendo registrados nos últimos anos. “A educação é fundamental e precisa continuar nesta trajetória bonita e que nos orgulha. A gente sabe que estamos tendo condições de preparar a nossa juventude muito melhor do que antes”, disse o governador.

No encontro, Paulo destacou as Escolas em Tempo Integral e as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). “Hoje, 60% dos nossos estudantes estudam em Escolas em Tempo Integral, a gente já contabiliza 44 Escolas Técnicas em funcionamento, como esta em Arcoverde, que inauguramos em 2016, uma escola que dá condições do aluno já no ensino médio de fazer um curso técnico e até já conseguir arrumar bons empregos e o nosso maior desafio é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino do nosso Estado”, pontuou. Em seu discurso, o governador pontuou ainda os Programas Ganhe o Mundo, PE no Campus e Criança Alfabetizada.

“A gente tem percebido o quanto as pessoas estão falando e elogiando do trabalho que está sendo feito na educação do Estado, dando ênfase aos avanços, os investimentos e a criação de projetos importantes, como o Ganhe o Mundo, o PE no Campus e o Criança Alfabetizada. Além disso, ao longo dos últimos anos, ampliamos o número de Escolas em Tempo Integral, hoje temos a maior rede do país, e inauguramos dezenas de Escolas Técnicas Estaduais. Todos esses processos estão em andamento e terão continuidade e é muito bom a gente perceber que todo o planejamento do Governo do Estado está alinhado com a vontade da sociedade como todo”, declarou Amancio.

O secretário destacou ainda o Ganhe o Mundo ao falar da criação de uma nova modalidade para o programa de intercâmbio. “Para os próximos anos, existe o projeto de ampliar, não somente o número de vagas, mas criar modalidades novas. Durante a gestão de Paulo de Câmara, por exemplo, criamos o Ganhe o Mundo Esportivo e o Musical e o nosso próximo passo é criar o Ganhe o Mundo Técnico, que já está bastante avançado, inclusive. Então, é isso que vai ocorrer ao longo dos próximos anos”, comentou.

Petrolina é a próxima cidade a receber o Todos por Pernambuco. A ação acontece na quarta-feira (21), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria Wilza Barros de Miranda, localizada no bairro João de Deus. Na ocasião, o governador e o secretário estadual de educação e esportes inauguram oficialmente a unidade de ensino. Para participar dos seminários regionais do Todos e enviar a sua proposta, basta acessar o site www.participa.pe.gov.br.