Piaui
29.02.2024A Secretaria do Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá o Dia D de mobilização contra a dengue, na manhã desta sexta-feira (01), no Centro de Ensino de Tempo Integral José Pereira da Silva, no bairro Parque Brasil II, em Teresina. A ação contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira e do Secretário de Saúde, Antônio Luiz.
No local serão realizadas ações integradas e a Sesapi levará um laboratório móvel para demonstração do ciclo biológico do Aedes aegypti, apresentação do vídeo nacional da campanha “Brasil Unido contra a Dengue”, além de explicação das estratégias que devem ser adotadas por professores e alunos no combate aos focos do mosquito.
Washington Bandeira destacou que a ação promove a adoção de comportamentos saudáveis no ambiente escolar, transformando os educadores, alunos e família, em multiplicadores destas ações de combate ao mosquito da dengue.
“É uma ação integrada da Educação e da Saúde que é de extrema relevância para toda a comunidade. Os estudantes podem contribuir de forma significativa no combate ao Aedes aegypti, adotando medidas sustentáveis para erradicar o mosquito, reduzindo assim, o número de casos da doença”.
O Secretário de Saúde, Antônio Luiz, também falou sobre a importância da ação acontecer dentro de uma escola. “A Secretaria Estadual da Educação é essencial na promoção à saúde quando organiza e mobiliza a comunidade escolar para disseminar conhecimento sobre as formas de evitar a infestação do mosquito transmissor da dengue. E, assim, nos unimos a essa pasta para a luta contra o Aedes aegypti”, destacou.
A Defesa Civil e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina também são parceiros da mobilização e a FMS contribuirá com a distribuição de informes educativos e realizará oficina com materiais recicláveis, que ajudam na limpeza dos ambientes que podem ser locais de proliferação do Aedes aegypti.
O Dia D de mobilização contra dengue também faz parte dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, que tem como as estratégias para 2024 o tema “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, levando trabalhos junto aos gestores escolares para ampliar o combate ao mosquito e ampliar a vacinação nos estudantes.