Educação e Meio Ambiente assinam acordo para aperfeiçoamento da política estadual de educação ambiental

Piaui

06.06.2023

O governador Rafael Fonteles lançou na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade no Palácio de Karnak, o ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. O ECO Piauí tem 15 metas distribuídas em quatro eixos de atuação: Piauí no Clima; Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí. O investimento é de R$ 47 milhões. Entre as ações do programa, políticas de reflorestamento, aumento da fiscalização ambiental por meio de drones, castração gratuita de pets por meio de veículo e educação ambiental nos órgãos do Governo.

O eixo Piauí no clima vai dialogar sobre as mudanças climáticas. O Bio Piauí vai trabalhar a biodiversidade, a proteção da fauna e da flora.  O Hidro Piauí terá o foco na proteção das nascentes dos rios que cortam o estado. Por fim, o Sustenta Piauí vai avançar numa agenda da administração pública, tratando com todos os órgãos dos mais diversos poderes e instituições.

Durante a solenidade, Rafael Fonteles e outras autoridades vistoriaram, nos jardins do Karnak, o veículo Piauí Pet Castramóvel, as 11 viaturas e os 14 drones adquiridos com investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). “O meio ambiente é um tema transversal que abrange várias áreas. Destaco a nossa política de reflorestamento, que tem uma meta ousada de plantar 1 milhão de árvores por ano de cada um dos quatro anos da nossa gestão”, disse o governador.

Rafael também falou que a fiscalização será reforçada com os drones, como forma de combater os desmatamento ilegal e incêndios. “Isso foi um assunto muito debatido no nosso programa de governo. Tivemos oportunidade de fazer um programa de governo com conhecimento de causa e participação de especialistas e da população”, frisou o gestor.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância da pauta animal e das ações já realizadas e em planejamento pela Semarh, com destaque para o Piauí Pet Castramóvel entregue. Dentre os compromissos de gestão da pasta, o chefe do executivo do Estado destacou ainda a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa e Proteção Animal, que já foi cumprida.

“Esse é um momento histórico! O investimento nesse castramóvel vai proporcionar o controle de natalidade dos animais em situação de rua e, consequentemente, beneficiar a comunidade. E esse é só o primeiro!”, disse o governador, que ressaltou ainda que a iniciativa vai impactar as cidades do interior do estado, onde se observa a necessidade de maior atenção aos animais. 

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destacou que o Piauí Pet Castramóvel também fazia parte do compromisso de campanha da atual gestão. “Estamos cumprindo esse compromisso de um segmento que precisa realmente de uma atenção com relação à proteção e direito dos animais”, disse o secretário.

O castramóvel irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais, sejam domésticos ou em situação de rua. Os profissionais vão realizar, de forma gratuita e itinerante, a castração dos pets cujos anos sejam considerados de baixa renda e estejam inscritos em algum programa social. As 11 viaturas entregues serão usadas nas ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, controle e identificação do uso dos recursos hídricos, combate a incêndios e vistorias para o licenciamento ambiental no Piauí. O trabalho de proteção à fauna também será favorecido com a entrega. “Com essas viaturas, a tendência é aumentar ainda mais o rigor no trabalho de fiscalização da Semarh”, Daniel Oliveira.

O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONGs voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Esse ano as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira. O projeto é uma iniciativa importante em defesa da causa animal no estado e para sua concretização, contou com o apoio do Deputado Estadual Hélio Oliveira, por meio da destinação de emendas parlamentares para implantação da iniciativa.

Na solenidade, foi assinado também um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), para aperfeiçoamento da política estadual de educação ambiental. “Teremos várias ações voltadas para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente e animais, incluindo a assinatura de termo de cooperação entre Seduc e Semarh para formalização da política de educação ambiental nas escolas da Rede estadual. Com a expansão das escolas de tempo integral com ensino profissional, teremos a educação ambiental sendo trabalhada nas disciplinas básicas, no segundo turno e por meio do curso de Técnico em controle ambiental com ênfase em sustentabilidade, a ser lançado em breve dentro do Seduc Tec”, destacou Washington Bandeira.

Segundo a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, o programa vai  garantir a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos piauienses. “Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado lança esse importante programa. O ECO Piauí  é um programa inédito no estado e vai ao encontro ao objetivo do governador Rafael Fonteles, que é de colocar o Piauí como protagonista na gestão ambiental.  O objetivo é conservar e valorizar a rica biodiversidade do nosso território, que abriga diferentes biomas, como a caatinga, o cerrado e a floresta tropical, e principalmente proteger e recuperar as fontes e os cursos de água, garantindo a disponibilidade e a qualidade da água”, destacou a gestor

A fundadora e coordenadora da Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa), Isabel Moura, disse que este momento é resultado de uma grande luta tanto pelo meio ambiente quanto pela causa animal. “Desde 2010, a Apipa lutava pelo Castramóvel e deu certo agora neste governo. Estamos muito felizes”, disse, destacando a medalha recebida e diz que essa honraria é uma homenagem a cada protetor.

Os eixos

- O eixo Piauí no Clima reúne os compromissos voltados à pauta de mudanças climáticas e ações de prevenção de eventos extremos;

- O eixo Bio Piauí diz respeito às ações de preservação e valorização da biodiversidade no estado;

- O trabalho de conservação dos recursos hídricos do Estado será contemplado pelo eixo Hidro Piauí.

- O eixo Sustenta Piauí tratará da sustentabilidade na esfera pública, por meio de ações voltadas à educação ambiental e revitalização de conselhos ambientais.

No evento, o Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos entregou a Medalha do Mérito Ambiental, como forma de reconhecimento de relevantes serviços prestados, a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Com informações da CCOM