Tocantins
19.08.2020Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
No seminário "Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia”, que será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disponibilizará o Documento Curricular do Tocantins, etapa ensino médio (DCT-TO), para consulta pública.
A consulta pública com a perspectiva formativa será utilizada como mecanismo de publicidade e transparência para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito do Documento Curricular do Tocantins (DCT/Tocantins), que neste momento será voltado para o Ensino Médio, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O período para a consulta pública será de 30 dias e ocorrerá entre os dias 26 de agosto e 27 de setembro.
Para tanto, toda a sociedade pode participar da construção do DCT, que contempla a etapa do ensino médio, principalmente os profissionais de educação e estudantes, que lidam diretamente com atividades voltadas para o ensino e aprendizagem.
Participarão do seminário gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das redes estadual, particulares e municipais de educação, equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação.
O evento será transmitido via TV Seduc Tocantins, pela página oficial da Seduc no Youtube, e contará com a participação de palestrantes estaduais e nacionais, com o objetivo de promover profissionais da educação acerca das políticas e processos avaliativos que impactam a aprendizagem no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.
Na oportunidade, a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, fará a divulgação do Documento Curricular do Território do Tocantins (DC/TO) – etapa Ensino Médio. Além desse lançamento, ao longo dos dois dias de trabalho serão abordados os assuntos: Lançamento da formação sobre o DCT – etapa Ensino Médio no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec); A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino; Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após a pandemia; Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar; BNCC e a avaliação da aprendizagem, Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas.
Conforme Schierley Régia Costa Colino de Sousa, gerente do Ensino Médio e coordenadora de etapa ProBNCC, o Documento Curricular do Tocantins é o instrumento fundamental para o planejamento docente. “O DCT-TO representa um momento de grande importância para nós educadores. Fazer a entrega do currículo escolar alinhado à BNCC é um marco histórico para o Estado. Este documento foi elaborado por meio de construção coletiva da equipe ProBNCC de redatores e colaboradores, que agora avançamos para uma nova etapa de consulta e formação”, tanto particular com público”, ressaltou.
Adriana Aguiar, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, enfatiza que “o novo cenário educacional ocasionado pela pandemia do novo coronavírus demanda um novo olhar sob o ensino como um todo, inclusive no que se refere à política de avaliação”, finalizou.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/7xQskbbzgQNTrvpGA, no período de 17 a 25 de agosto.