Educação do RN realizada formatura dos alunos da rede estadual profissional

Rio Grande do Norte

10.01.2020

”É o fim de um ciclo que foi bastante feliz. Depois de estudar muito, receber o grau de nível técnico é uma grande vitória”, esse foi o sentimento Stiveanalisson Melo, estudante do curso de Informática da rede estadual de educação que, junto com outros 724 alunos, colou grau na formatura dos Centros Estaduais de Educação Profissional, realizada na noite de ontem (9) em cerimônia sediada no Centro de Convenções de Natal.

Prestigiada por autoridades, gestores, professores, pais e alunos, a formatura foi marcada por um misto de alegria pelo grau de formação alcançado e saudade pela despedida do ensino médio. “Muito do que seremos, daqui a diante, se deve ao que vivemos em nossa escola, no meu caso, o CENEP. Estamos todos muito entusiasmados”, completa Stiveanalisson, que pretende buscar vaga em um curso da Tecnologia da Informação.

Presidente da assembleia de formatura, o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, professor Getúlio Marques, destacou que esse momento é fruto de um trabalho iniciado em 2008, pelo então secretário de educação Ruy Pereira, e que agora se consolida como uma política de estado. “São as primeiras turmas dos novos centros de educação profissional. São jovens que estão se formando em diversos cursos. Isso mostra que estamos no caminho certo. A governadora Fátima Bezerra elegeu o ensino como uma prioridade e nossa missão é ampliar os centros e, consequentemente, as vagas da educação profissional, permitindo que mais jovens sejam preparados para o mercado ou universidades”, frisou Getúlio.

O RN conta com 67 unidades de ensino profissional que, no último ano, atendeu 7.592 alunos em diversas regiões do Estado. Trabalhando para a expansão, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), está construindo dois novos centros, um em Macaíba e outro em Assu. Com previsão de conclusão neste ano, as novas unidades integrarão a rede de educação profissional, que chegará a 11 centros estaduais.

No total, seis unidades de ensino participaram da cerimônia: os centros estaduais Sen. Jessé Pinto Freire (Natal), Prof. João Ferreira Faustino (Natal), Prof. Hélio Xavier de Vasconcelos (Extremoz), Dr. Ruy Perreira dos Santos (São Gonçalo do Amarante), Profª Lourdinha Guerra (Parnamirim) e Ruy Antunes Pereira (Ceará-Mirim). Os formandos concluíram um dos seguintes cursos: Administração, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente, Recursos Humanos, Edificação, Segurança do Trabalho e Sistemas de Energia Renováveis.

A cerimônia foi organizada pela Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP) da SEEC, que contou com toda a sua equipe desde a recepção de alunos e familiares a entrega formal dos diplomas de formatura. “Cerca de 2800 pessoas estiveram presentes na cerimônia. Foi uma bonita consagração de um trabalho que todos os dias acontece em nossas escolas: o ofício de ensinar aos nossos jovens”, destaca Sayonara Rêgo, coordenadora da SUEP.

Também estiveram presentes no evento o secretário Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, e o deputado estadual Sandro Pimentel.