Educação do Rio Grande do Norte realiza atividades da Jornada Pedagógica 2023

Rio Grande do Norte

02.02.2023

A Rede Estadual de Ensino segue com seu preparo para a chegada de mais um ano letivo. O sucesso do planejamento estratégico de cada ciclo na educação está ligado ao trabalho realizado nas jornadas pedagógicas por todo o Estado. Entre o dia 1º e sexta-feira (3), todas as 16 diretorias regionais de Educação e Cultura reúnem as equipes escolares das unidades de ensino para as jornadas regionais. Para 2023, o tema geral das discussões será Educação Potiguar em Movimento: planejamento articulado para o sucesso da aprendizagem. 

Na manhã desta quarta-feira (1º), a secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, iniciou o cumprimento de uma extensa agenda de compromissos ligados às jornadas por todo o RN. Em Natal, a titular da SEEC abriu as atividades da jornada destinada às escolas da capital, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba, que formam a 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). 

Diante aos educadores, a professora Socorro Batista destacou a importância do empenho que cada escola deve ter para o sucesso dos seus estudantes. “É uma missão aumentar o índice de aprendizagem do Estado, mas isso será consequência de um trabalho bem feito. Nos dedicaremos para que as demandas das escolas sejam atendidas. Não podemos aceitar  que exista recursos no caixa escolar e a unidade de ensino não use para o bem da escola. A educação exige investimentos e, com extrema responsabilidade, devemos entregar a melhor estrutura para nossos estudantes”, destacou a titular da SEEC.

O subsecretário de Educação do RN, Álvaro Bezerra, acompanhou a mesa de abertura e frisou a importância do trabalho coletivo para a otimização de resultados. “Cada ação deve ser muito bem planejada e a articulação entre as áreas da administração educacional é essencial, pois, com a limitação de recursos, essa integração permite que entreguemos aos estudantes um ensino de qualidade”, destaca Bezerra.

As jornadas mobilizam todos os setores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Cada segmento prepara suas orientações para que elas sejam distribuídas e multiplicadas em cada localidade, agregando as pautas e especialidades que cada regional. Isso permite que este primeiro grande encontro anual tenha uma pluralidade de discussões e análises da rede estadual de educação. 

Dentre as várias temáticas a serem abordadas nos próximos dias, estão em pauta o fortalecimento da gestão democrática, a política de superação do analfabetismo, a expansão das escolas em tempo integral, análise dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o uso de recursos para manutenção escolar, a importância do regime de colaboração com os municípios e a organização do trabalho pedagógico.

As jornadas estão sendo sediadas nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.