Educação do Pará reúne mais de 700 atletas estudantis nos JEPs 2022

Pará

10.11.2022

De 09 a 13 de novembro (quarta-feira a domingo), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, em Belém, a última etapa dos Jogos Estudantis Paraenses, o “Super JEPs”. Após duas fases classificatórias, 700 alunos/atletas de diversas regiões do Estado se encontram na capital para definir aqueles que vão representar o Pará, em diferentes modalidades, nas competições nacionais. 

Coordenado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, o evento mantém há 64 anos o propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e fortalecer o intercâmbio social entre estudantes de diferentes localidades. As disputas vão determinar os representantes das modalidades futsal, voleibol, handebol, vôlei de areia, basquetebol e a grande novidade desta edição, o futebol de campo.

Participam do “Super JEPs” representantes de 15 municípios: Abaetetuba, Acará, Augusto Corrêa, Belém, Igarapé-Miri, Itupiranga, Jacundá, Mãe do Rio, Maracanã, Mocajuba, Moju, Parauapebas, Salvaterra, Santa Izabel do Pará e Tucuruí. A edição deste ano atingiu novos patamares devido ao envolvimento de mais de 500 escolas públicas e particulares, 6.200 estudantes/atletas e cerca de mil profissionais de Educação Física.

Por esta razão, todos os professores da área que acompanham as delegações foram homenageados por meio de uma cooperação técnica entre NEL e o Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região. Eles receberam das mãos do coordenador-geral do NEL e atual presidente da entidade de classe, Cristiano Gomes, a maior honraria da Região Norte, a Medalha Nagib Matni.

Expectativa - Em busca do título de campeão na modalidade futebol de campo para Itupiranga, município da região Sudeste, o estudante Enzo Gustavo Rodrigues disse que participar da competição “é motivo de muita alegria. Agradeço primeiramente a Deus. Foi uma grande luta para chegar até essa última etapa. Passamos por duas fases conscientes de que não foram fáceis, de modo algum, mas o nosso objetivo agora é ser campeão, e quero parabenizar a todos pela organização”. 

A delegação do município de Parauapebas, outro município do Sudeste, trouxe 62 estudantes, que vão disputar as modalidades handebol masculino, futebol de campo masculino (2) e basquete masculino. Segundo o professor e chefe da equipe, Carlos Antônio Lopes, “a competição é de grande importância para o crescimento dos alunos, porque os motiva para o espírito esportivo e, para muitos deles está sendo uma oportunidade para dar visibilidade aos seus talentos”.

Compromisso - Desde janeiro de 2022, a 64ª edição dos JEPs vem sendo construída em parceria com as prefeituras municipais. A competição é o segundo mais antigo na história dos Jogos Estudantis do Brasil e possui um significado cultural para toda a categoria, pois é o único evento oficial feito para alunos e alunas da faixa etária de 12 a 17 anos, sejam das redes municipal, estadual, federal ou particular de ensino.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o esporte é fundamental na transformação e mudança da realidade de muitas pessoas. “Estes Jogos representam um momento de integração entre a comunidade escolar de cinco municípios, além de ser um incentivo ao esporte educacional. Desta competição, sairão atletas que vão representar o Pará em muitas competições nacionais. Reitero o compromisso do governo do Estado, por meio da Seduc, de seguir investindo para fazer com que o esporte continue sendo esse elemento de inclusão e transformação social”, ressaltou a secretária.

Para o coordenador-geral do NEL, Cristiano Gomes, “é com grande felicidade que o governo do Estado, através da Seduc e do NEL, realiza esse evento que agrega vários municípios, inclusive muitos deles longínquos. Isso nos deixa confiantes e felizes em ver que o incentivo ao esporte educacional é um importante caminho a ser traçado. Por isso, aqui externo a nossa gratidão ao governador Helder Barbalho, à secretária Elieth Braga e demais colaboradores, que têm contribuído bastante para o crescimento desta modalidade em todo o Pará”.

Este ano, com a retomada das ações pós-pandemia de Covid-19, foi proposta a representação das 12 Regiões de Integração do Pará, com uma cidade-sede em cada localidade. Essa medida representa um grande avanço na história da competição, haja vista que os municípios mais distantes sempre reivindicaram a realização dos JEPs nesses locais. “Conto com o apoio de todos aqueles que promovem o esporte educacional e das famílias dos alunos/atletas para, juntos, realizarmos uma belíssima finalização do 64º JEPs, reafirmando o compromisso da fraternidade, cultura de paz e fair play”, enfatizou a coordenadora-geral dos JEPs, Ana Cláudia Neves.