Educação do Pará recebe na Escola Estadual Deodoro de Mendonça a 1ª Caravana de Ciência e Tecnologia

Pará

07.05.2022

Nesta quarta-feira (04), a Escola Estadual Deodoro de Mendonça, em Belém, recebeu a 1ª Caravana de Ciência e Tecnologia, com o intuito de garantir conhecimento teórico, prático e inovador aos alunos que frequentam o espaço de aprendizagem. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

De acordo com a vice-diretora, Silvana Almeida, o objetivo principal do evento é disseminar a relevância da ciência e da tecnologia na vida acadêmica. “Queremos apresentar aos alunos todas as possibilidades que as ferramentas tecnológicas oferecem para que elas possam utilizar no seu dia a dia. Nesse sentido, a Caravana vem com o intuito de mostrar aos alunos a importância de cada segmento da ciência e da tecnologia, juntos, para que eles tenham uma maior possibilidade de escolhas das suas profissões".

Foto: Divulgação

Apesar da greve dos rodoviários, a unidade escolar está conseguindo dar continuidade às atividades que estavam programadas. A coordenação do evento avalia que os alunos estão se mostrando bastante interessados nas temáticas abordadas, por conta dos conteúdos disciplinares vistos diariamente em sala de aula que, neste momento, podem ser executados na prática.

SATISFAÇÃO

Silvana Almeida ressalta, ainda, que é uma grande felicidade para a comunidade escolar do “Deodoro de Mendonça” sediar este evento científico. “Nós, enquanto unidade de ensino, estamos agradecidos por essa belíssima oportunidade que está sendo dada aos nossos alunos e até mesmo para nós, profissionais da educação. Graças a essa iniciativa, ficamos também a par dessas novas invenções tecnológicas e enriquecemos nosso conhecimento”, complementou a dirigente.

A gestora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Andréa Libório, destaca a importância desse tipo de evento para a comunidade escolar. “Essa ação representa a valorização do trabalho pedagógico por meio de planejamentos e projetos técnicos-científicos, fortalecendo a aprendizagem durante o Ensino Técnico, para a construção do que se quer a respeito de uma sociedade mais crítica e construtiva, com foco no olhar e na voz dos estudantes”, frisou.

Foto: Divulgação

ELEIÇÕES 2022

A 1ª Caravana de Ciência e Tecnologia não foi o único evento que a Escola Estadual Deodoro de Mendonça realizou, nesta quarta-feira (04), último dia de regularização eleitoral. A Seduc, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), promoveu uma ação destinada a estudantes com idade entre 16 e 18 anos que ainda não retiraram a 1ª via do título de eleitor. 

A iniciativa faz parte do “Projeto Judiciário Fraterno”, da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, vinculada ao TRT8, que busca desenvolver ações durante o ano de 2022, em torno do tema da fraternidade. A programação ocorreu durante todo o dia e foi aberta para alunos da escola e, também, para a comunidade residente nas imediações do espaço de aprendizagem. 

Foto: Divulgação

“Assim como ontem, na Escola Estadual Dr. Justo Chermont, hoje, estamos proporcionando à comunidade estudantil do Deodoro de Mendonça esta ação para retirada do título de eleitor. Agradecemos ao TRT8 por garantir cidadania com a emissão desse documento tão fundamental para a construção de um futuro melhor para nós e essa nova geração de eleitores”, concluiu Andréa Libório. 

 

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)