Educação do Pará recebe mais uma escola reconstruída

Pará

05.04.2022

Às vésperas de completar 120 anos de fundação, a Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho, em Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, foi entregue na última sexta-feira (1º) pelo Governo do Pará completamente reconstruída e ampliada. O centenário prédio recebeu melhorias que vão possibilitar a cerca de mil estudantes, professores e equipe técnico-pedagógica, ambientes mais confortáveis, modernos e com toda a infraestrutura necessária para o ensino.

“Hoje, estamos na véspera da data em que (a escola) completa 120 anos. Muitas gerações passaram por aqui e, graças a esse ambiente escolar, tiveram acesso ao conhecimento. Festejo a Seduc por mais essa entrega e, principalmente, o valor histórico que este espaço representa para esta cidade. Peço aos alunos que cuidem desta centenária unidade de ensino, para que permaneça sempre bela e continue sendo referência para a educação pública de Abaetetuba e todo o Baixo Tocantins”, destacou Helder Barbalho.
Satisfeita com o resultado das obras, a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Samanta Souza, relembra a situação em que a escola se encontrava. “Passamos por muitos altos e baixos, a situação era bastante complicada, até que recebemos a notícia da tão sonhada reconstrução, após mais de quase quatro anos de luta. Estudo aqui desde o 6º ano, agora estou concluindo o Ensino Médio e fico muito feliz porque vou poder usufruir deste espaço amplo, moderno e bem melhor para estudar”, frisou.

Ela conta, ainda, que é difícil escolher apenas um lugar preferido da unidade e que todos estão muito lindos. “O Basílio de Carvalho está exatamente da maneira como a gente sempre sonhou. Em nome dos meus colegas, agradeço ao governador Helder Barbalho por ter olhado com carinho para a nossa escola e pelos inúmeros avanços que tem feito pela educação pública paraense”, completou. 
Segundo a diretora da escola, Marileide Bitencourt, a sensação que descreve esse momento é felicidade. “Esta é a primeira unidade de ensino construída no município de Abaetetuba e, às vésperas do seu aniversário de 120 anos, receber do nosso governador uma estrutura dessa, é motivo de muita alegria e gratidão. Agora teremos um local digno e acessível, com rampa de acesso, laboratórios de informática e multidisciplinar, uma estrutura verdadeiramente de primeiro mundo. Agradecemos ao nosso governador e a toda comunidade que nos ajudaram para que esse momento acontecesse”, disse a dirigente.

INVESTIMENTOS
A partir de agora, o espaço de aprendizagem poderá ampliar sua capacidade de atendimento nas modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mais de R$ 3,5 milhões provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram investidos para reconstruir a Escola Estadual.

Os recursos possibilitaram a melhoria de 15 salas de aulas, laboratório de informática e multidisciplinar, salas de rádio e vídeo, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores e arquivo. O local também dispõe de recreio coberto, cozinha, despensa, banheiros masculino e feminino, quadra poliesportiva coberta, além de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

O secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Alexandre Buchacra, destaca que o Governo do Estado devolve à população de Abaetetuba, a Basílio de Carvalho devidamente reconstruída e ampliada. “Esta é uma escola que se confunde com a história do município, às vésperas de comemorar os seus 120 anos de fundação. Hoje, entregamos a 95ª unidade escolar muito bem equipada, para atender todos os alunos da rede pública estadual da melhor maneira possível. É dessa forma que materializamos o poder transformador da educação na vida das pessoas e na sociedade de modo em geral”, enfatizou. 

CONVÊNIOS

Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho assinou um protocolo de intenções para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Abaetetuba. O equipamento de esportes será erguido por meio de um convênio com a Seduc e mais de R$ 536 mil investidos na obra que ficará localizada na Rod. Dr. João Miranda - bairro Aviação.

Além do chefe do Executivo Estadual, participaram desta agenda de trabalho a prefeita de Abaetetuba, Francinette Carvalho, os deputados federais Elcione Barbalho, Beto Faro e José Priante; os deputados estaduais Cilene Couto, Dr. Galileu, Gustavo Seffer; o chefe da Casa Civil, Iran Lima, o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Orlando Reis; a presidente do Banpará, Ruth Méllo e demais autoridades locais.

Por Vinícius Leal (SEDUC)

Foto: Marcos Santos - Ag/Pará