Pará
29.08.2024O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), trabalha para continuar garantindo um ensino público de qualidade, dedicando esforços no preparo e enriquecimento de conhecimento da rede estadual. Visando o aumento da proficiência dos componentes de língua portuguesa e matemática, a Diretoria de Gestão Escolar (Dige) da Seduc realizou, na última segunda-feira (26) e nesta terça-feira (27), o encontro "Trilha Formativa Prepara Pará", destinado a professores, coordenadores e formadores das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) de Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Benevides.
No total, 420 servidores da educação estiveram presentes na capacitação, dando início ao ciclo de encontros de formação nesse segundo semestre, sendo a continuidade do trabalho já realizado no primeiro semestre. A expectativa é atender os 18 polos estaduais no decorrer dos próximos meses.
“O Prepara é uma agenda prioritária da Seduc, nós nos juntamos com a Difor (Diretoria de Formação) e a Somos Educação para os professores serem melhor formados na utilização do material didático, para que eles tenham proposições de atividades metodológicas mais ativas na sala de aula com os estudantes. Então, a importância é uma formação mais qualificada e direcionada do professor junto ao estudante. No primeiro semestre, a formação era voltada para a DRE, para as pessoas poderem compreender e assessorar o acesso à plataforma virtual, um processo indireto. Agora, no segundo semestre, a capacitação vai direto à ponta, para o professor poder promover o processo de ensino aprendizagem mais eficiente. Depois do resultado maravilhoso que tivemos em relação ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o objetivo é focar e proporcionar o possível para a gente aumentar a proficiência em português e matemática”, explica a coordenadora de apoio pedagógico da Dige, Silvaney Ferreira.
A formação foi conduzida por um viés técnico e teórico, além de aprofundar o aprendizado, na prática, por meio de elaboração de planejamentos e manuseio do plano de intervenção proposto, sendo essa etapa prática, realizada a partir da divisão de 8 grupos de trabalhos, quatro de português e quatro de matemática, onde o conhecimento pôde ser compartilhado de forma mais direcionada. O material desenvolvido nas oficinas será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avacefor), como conteúdo complementar para consulta da rede estadual de ensino.
Kátia Tavares é professora de língua portuguesa da Escola Estadual Caldeira Castelo Branco. Ela considera que a formação é extremamente significativa para todo professor, uma vez que os conhecimentos são revisitados e somados. “É agregar conhecimento mesmo. Acho que a metodologia que está sendo utilizada foi extremamente positiva por conta dos próprios professores que estão participando da formação, que estão trazendo a sua experiência somada ao que está sendo trazido de novidade para a gente. Então é uma gama de conhecimentos que estão surgindo aqui e está surgindo muita coisa boa, muita coisa positiva”, comenta a professora.
Paulo Guimarães atua como professor formador e explica como a capacitação agrega ao seu trabalho. “Nós, como professores formadores, temos o papel de levar para os outros professores da nossa DRE informações e metodologias. A gente acredita que, com essas informações que passaremos para eles, melhorará muito o trabalho dos professores na sala de aula. E eles recebem essas formações e, através do material do Prepara, eles encaminham o aprendizado para os alunos, de uma forma, digamos assim, prazerosa. O resultado do desempenho dos estudantes veio no Ideb. Se já foi bom o resultado esse ano, no próximo Ideb com certeza será bem melhor, porque eles vão estar mais enriquecidos de conhecimento”, frisou o professor.
O encontro formativo é norteado pela avaliação de desempenho dos estudantes do estado, direcionando o preparo das equipes escolares para as necessidades observadas no aprendizado, refletindo junto aos professores sobre quais estratégias podem ser utilizadas para recompor a aprendizagem.
“É importante porque promove essa inflexão, para a gente pensar em como melhorar, como ajudá-los a atingir o resultado que precisam ainda atingir, desenvolver. E eu destaco a participação dos professores. Muito engajados, trabalhando ativamente nos grupos, contribuindo. De fato, a formação não teria o sucesso que ela está tendo se não houvesse engajamento por parte do público que está participando. E isso a gente pode acompanhar em todas as salas de trabalho, que acho que é um grande destaque”, frisou Suelen Souza, especialista da Somos Educação, uma instituição parceira da Seduc, que promove esses momentos de formação continuada junto a Dige e com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).
Texto: Amanda Oliveira / Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc