Educação do Pará promove reunião com gestores escolares da capital e do interior do estado para alinhar ações do segundo semestre

Pará

10.08.2022

Com o intuito de apresentar orientações, diretrizes e estabelecer ações estratégicas para o segundo semestre letivo de 2022, a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) promoveu, na última terça-feira (09), uma reunião estratégica com gestores educacionais da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém.

Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas aos processos de locação de imóveis, avaliação formativa, lotação de servidores efetivos e temporários, matrícula escolar, a implantação do Novo Ensino Médio, realização do Censo Escolar, Busca Ativa Escolar, ampliação da formação continuada de profissionais da educação, entre outros assuntos.

Na ocasião, os 18 gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e os 22 gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs) também puderam apresentar suas demandas e tirar dúvidas com a titular da Seduc, secretários adjuntos e representantes das áreas de Ensino, Planejamento e Gestão, Logística Escolar e Gestão de Pessoas.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento muito importante porque oportuniza o diálogo, a identificação de práticas exitosas e a implementação de novas ações pedagógicas nos espaços de aprendizagem da rede pública estadual paraense.

“Hoje, estamos fazendo o monitoramento dos seus resultados do primeiro semestre, uma avaliação formativa, com muito diálogo e fazendo realmente um planejamento estratégico para o enfrentamento do segundo semestre, porque a nossa preocupação é garantir a qualidade do ensino para nossos alunos e isso só é possível com a participação ativa dos gestores, diretores, professores e todo o corpo técnico das nossas escolas”, pontuou a titular da Seduc.

Alinhamento

Para o gestor da 13ª URE (Breves), Jefferson Otoni, a reunião estratégica foi essencial, principalmente para que o reinício das atividades letivas de 2022 ocorra da melhor maneira possível. “Esse encontro vem alinhar as demandas que temos, para que a gente possa trazer as soluções necessárias à nossa rede de ensino. Dessa forma, essa iniciativa é louvável porque, diante disso, a gente vê o compromisso que a Seduc tem com as UREs, USEs, escolas, comunidades, garantindo a oferta de ensino da rede pública estadual paraense com qualidade”, afirmou.

“Estamos alinhando as demandas para o segundo semestre e, por isso, esta é uma oportunidade muito rica para falar das ações já desenvolvidas, o que precisa ser aprimorado e o fortalecimento da gestão democrática, quando a nossa secretária dá esse apoio para um diálogo aberto e franco, ouvindo nossas demandas. Tenho certeza de que iniciamos esta segunda etapa com muito alinhamento, sintonia e força de vontade para continuar o nosso trabalho de forma bastante positiva”, ressaltou a gestora da 8ª URE (Castanhal), Cláudia Ferreira.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)

Fotos: Eliseu Dias (Ascom/Seduc)