Educação do Pará promove palestra sobre saúde mental na escola e valorização da vida para professores e gestores da rede estadual

Pará

03.10.2024

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) segue trabalhando para proporcionar um ambiente escolar ainda mais seguro e qualificado para estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Nesta segunda-feira (30), por meio da Assessoria de Convivência Educacional (ACE), a Seduc promoveu a palestra "Saúde mental na escola e valorização da vida", que reuniu mais de 70 profissionais da educação estadual no IPTV, plataforma do Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP).

A iniciativa faz parte da parceria entre Governo do Pará, através da Seduc, com a Fundação Mapfre. Conduzida pelo professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Anderson Rosa, a palestra promoveu diálogo sobre a importância de viver com saúde mental e emocional na escola. “Pensar como lidar com saúde mental nas escolas tem sido um desafio, e é um desafio que eu tenho como professor e gestor também. Nós, professores, temos muitos desafios e a ideia não é só falar da saúde mental dos estudantes, mas de gestores, professores. E isso ajuda a lidar melhor com a nossa saúde mental porque faz parte da nossa saúde mental e qualidade de vida ter um ambiente de trabalho adequado, remuneração digna, ser bem visto pela sociedade, são fatores que fazem parte disso”, afirmou.

De acordo com a psicóloga da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) da Seduc, Josiane Garcia Gentil, trazer esse tipo de qualificação é fundamental para criar um ambiente mais acolhedor e saudável para toda a comunidade escolar. “É de extrema importância falar sobre saúde mental na escola. Eu destacaria que a intenção é criar um ambiente mais acolhedor e saudável, onde tanto os estudantes quanto os profissionais se sintam acolhidos emocionalmente. Falar sobre saúde mental é fundamental para a prevenção do suicídio, especialmente entre jovens que muitas vezes enfrentam desafios emocionais e sociais em silêncio. Ao abordar o tema de forma aberta e educativa, a escola se torna um espaço seguro para que os alunos reconheçam e expressem suas emoções, aprendam a lidar com o estresse e busquem ajuda quando necessário. Isso também contribui para a desmistificação do sofrimento psicológico, diminuindo o estigma que muitas vezes impede a busca por apoio. Ao promover o diálogo sobre saúde mental e oferecer suporte emocional, a escola pode identificar precocemente sinais de risco e intervir de maneira adequada, prevenindo tragédias e reforçando a valorização da vida”, disse.

Ainda segundo o palestrante, que é doutor em Saúde Coletiva e especialista em Saúde Mental, a parceria entre Seduc e Fundação Mapfre é um passo essencial para o desenvolvimento de ações para trabalhar a saúde mental de forma mais eficaz dentro do ambiente escolar. "O projeto é uma parceria que a Seduc firma com a Fundação Mapfre, que é a promotora das ações e que tem projetos como esse em vários países do mundo sobre saúde mental nas escolas. A gente vem trazendo esse projeto com um pouco da experiência que temos, mas querendo entender a realidade do Pará. Esse projeto está fechado para que aconteça ao longo de 2024 com várias ações", explicou Anderson Rosa.

 

Texto: Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc