Pará
10.05.2024Durante dois dias, dirigentes Regionais de Ensino (DRE) da Região Metropolitana de Belém (RMB), coordenadores pedagógicos e articuladores do programa "Alfabetiza Pará" participam da Formação “Oficina de Equidade”, uma das ações da "Campanha Bora Alfabetizar", realizada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do programa Alfabetiza Pará. A iniciativa objetiva intensificar, nos meses de maio e junho, as ações e discussões, no âmbito escolar, a respeito do processo de alfabetização, buscando somar esforços para garantir o direito de aprender das crianças, nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com foco na apropriação inicial do sistema de escrita alfabética.
A Oficina de Equidade, que começou na quinta-feira (9) e termina nesta sexta-feira (10), busca dialogar sobre o conceito de equidade na educação e de que forma pode ser aplicado no dia a dia, além de mostrar para os dirigentes, coordenadores e formadores os resultados das avaliações da alfabetização para buscar soluções, como explica a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Carla Reis.
“Nós estamos trazendo as oficinas para entender o que seria a equidade na educação, a importância desse processo olhando principalmente para os resultados das avaliações e nós trazemos duas avaliações, a de fluência e a avaliação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), que também avaliou a alfabetização", afirmou a diretora.
"É necessário que todos os envolvidos entendam a importância do programa, da campanha, de que nós temos metas e que só é possível alcançar essas metas se todos forem envolvidos no processo”, complementou Carla Reis.
Segundo a dirigente Regional de Ensino (DRE) da regional Belém 7, Geovânia Paiva, a oficina é essencial e mostra que a Seduc tem traçado o caminho certo para alcançar o objetivo que é a educação de qualidade no Pará. “Acredito que o Estado, de fato, está trilhando um caminho de sucesso quando olha para a sua comunidade, para essa criança que precisa de todo o apoio e a gente começa a estabelecer um laço colaborativo de aprendizagem. Eu acho que a aprendizagem parte da própria Secretaria de Estado de Educação, quando consegue trazer todos esses dados, fazer com que a gente reflita a nossa realidade, fazer com que esses números não sejam invisíveis e faz com que a gente se inquiete com tudo que está vendo, com tudo que está vivenciando. Com o processo de planejamento organizado, sistematizado, um monitoramento extremamente importante e, acima de tudo, temos, instrumentos para olhar a nossa realidade. Esse momento nos traz para voltar ao banco da escola, que a gente está imerso nesses dois dias aqui de formação dessa oficina, ela nos diz que teremos alunos, crianças e jovens vivendo realmente um processo de equidade”, avaliou.
Para Kátia Nina, articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão e Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), toda a Campanha Bora Alfabetizar é primordial para alcançar bons resultados na alfabetização de crianças na idade certa. “Essa formação é primordial porque para gente conseguir atingir resultados positivos o processo formativo é determinante e como esse programa funciona em cascata, fortalecer as pessoas que vão levar formação para os professores, fortalecer esse conhecimento é muito importante. Nesses dois dias de formação aqui, a gente analisa os dados, recebe também uma fundamentação teórica, discutimos sobre equidade, que eu considero determinante que nós discutamos esse conceito de equidade, que ele não é tão recente, mas como reflexão dentro da educação, dentro do processo educativo é novo e ele determina as políticas públicas que vão atender as classes mais necessitadas e que são público-alvo da educação pública”, destacou.
De acordo com Etienne Silva, coordenadora regional pedagógica da DRE Belém 3, a formação é fundamental para que haja esse diálogo com a equipe. “Para a coordenação pedagógica esse momento é fundamental e, inclusive, eu posso aproveitar a oportunidade e dizer que o momento está sendo muito legal, porque é muito importante a gente estar aqui com os articuladores, com os dirigentes e poder discutir a campanha, que ações a gente pode pensar para desenvolver na campanha, olhar os nossos resultados e a partir dos resultados pensar nessas ações. Está sendo muito importante a gente tirar esse tempo para poder pensarmos juntos. Então é de fundamental importância esse tipo de oficina para direcionar que ações a gente vai assumir lá na DRE, a partir da nossa realidade. A gente está avançando a partir de toda uma sistematização que a nossa equipe está fazendo, a gente já vem acompanhando as nossas escolas bem de perto e para o meu trabalho específico como coordenadora, acompanhar dessa forma junto com a gestão é muito importante para ter uma visão do todo e tentar se aproximar do que seria o ideal para rede”, disse a coordenadora regional.
Texto: Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc