Educação do Pará promove nova etapa dos Jogos Estudantis na capital e no interior do Estado

Pará

13.06.2022

Desta sexta-feira (10) ao domingo (12), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, simultaneamente, em Belém e Tucuruí, mais uma etapa do 64º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas nas duas cidades, entre alunos, professores e membros da equipe técnica, durante esta nova fase da competição.

O evento é organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc e busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e funciona como seletiva para definir os representantes paraenses nos torneios escolares de nível nacional. 

Vale lembrar que os JEPs 2022 é direcionado aos estudantes-atletas dos gêneros masculino e feminino, com faixa etária de 12 a 14 anos (categoria A) e de 15 a 17 anos (categoria B). As disputas em Belém serão nas modalidades futsal, handebol, voleibol, futebol de campo e vôlei de praia, semelhantes às de Tucuruí, que ainda receberá o basquetebol.

“Desde o início, estamos disponibilizando todo o apoio aos participantes, incentivando o esporte nas nossas escolas, para poder colher os frutos no futuro, porque esporte é inclusão, além de ser uma atividade que faz com que os nossos alunos fiquem mais focados também na sua vida educacional. Quero parabenizar todos os alunos e tenho certeza que teremos bons resultados nos JEPs”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

EXPECTATIVA

Alunos da Escola Estadual Raimundo Ribeiro de Souza, em Tucuruí, marcam presença nos JEPs 2022 e, alguns deles, já estão ansiosos para o início das competições. É o caso da estudante-atleta Gabriela Alves, que está na 2ª série do ensino médio, que busca através do esporte o reconhecimento das suas habilidades e acredita que esta seja uma grande oportunidade para crescer na vida.

“O município de Vitória do Xingu está sendo representado por três escolas, e é importante enfatizar que antes mesmo de vir até aqui, em Tucuruí, nós realizamos uma etapa municipal há três semanas atrás, para justamente dar oportunidades aos alunos-atletas que se enquadram nessa faixa etária de 12 a 17 anos”, conta o professor de educação física e chefe da delegação de Vitória do Xingu, Roneli Sousa.

O educador disse, ainda, os critérios de seleção dos participantes e afirma que a expectativa é grande para conseguir bons resultados na competição. “O aluno para estar participando precisa estar regularmente na escola, ter boas notas e boa frequência em todas as disciplinas. Aquele que tirou nota inferior ao mínimo, ficou de fora. Esse era um dos critérios para que a gente pudesse também incentivar os alunos nos estudos e, graças a Deus, deu certo. Conseguimos alcançar um número significativo de estudantes-atletas e, durante o período de três semanas, todos se dedicaram nos treinamentos e agora o foco é ir mais além”, complementa Roneli.  

PREPARAÇÃO

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves, o evento nas duas cidades está sendo preparado nos mínimos detalhes para transcorrer da melhor forma possível. 

“Nós costumamos planejar detalhadamente cada ação a ser desempenhada, para ter um controle e seguir dentro do esperado. Aqui em Tucuruí, neste momento estamos realizando o credenciamento das delegações, que é o momento em que teremos a confirmação real de quantas equipes estão presentes na competição. Desde já, agradeço à coordenação local que tem sido muito dedicada e conseguiu estruturar toda a logística necessária para o evento”, ressaltou.

SERVIÇO

A cerimônia de abertura dos JEPs 2022, em Belém, ocorreu às 8h00, no Ginásio do NEL. Já em Tucuruí, o início das competições será às 17h30, no Ginásio Municipal Poliesportivo Ismaelino Moreira Pontes.

Por Vinícius Leal (SEDUC)