Educação do Pará promove intensivo preparatório para às provas do Saeb e Enem

Pará

11.11.2021

Com o tema "Construindo sua estrada para o futuro", a Escola Estadual Santa Maria de Belém promoveu o 1° aulão preparatório para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será realizada no próximo dia 17, e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcado para os dias 21 e 28 de novembro. Com cerca de 130 alunos, de oito turmas, o aulão começou às 13h30, no auditório do Centur, em Belém, com a explanação da diretora Francisca de Assis, seguida pela aula de Matemática ministrada pelos professores Júnior Costa, Patrícia Corrêa e Anilson Costa. As aulas incluíram análise de gráficos, estatísticas e porcentagem.

Willian Moraes, 18 anos, aluno da 3ª série, disse que a forma descontraída da abordagem é fundamental para aproximar os alunos do assunto. "É ótima essa forma de aulão com interação entre aluno e professor, porque os alunos focam bem mais na aula quando eles sentem incluídos nessas interações com os professores, fazendo com que assim eles prestem bem mais atenção e absorvam a matéria. É bom um aulão de Matemática e Língua Portuguesa, pois essas matérias básicas a gente usa no dia a dia, e são matérias que todo mundo deveria saber", ressaltou o estudante.

Após a aula de Matemática houve o "intervalo cultural”, período de 15 minutos há entrega de lanches para os alunos, sorteio de brindes e o professor Fernando Amorim cantando para os alunos. Após o intervalo, houve aula de Língua Portuguesa, ministrada pelos professores Walmir Costa, Adelia Afonso, Caio Brito e Wiliane Santos, sobre os temas competências e habilidades, organização da redação e dissertação argumentativa.

Preparação - Segundo Edmeury Teixeira, coordenadora pedagógica, "a importância desse aulão é justamente uma preparação para a prova do Saeb e para a do Enem. Nós sabemos que os nossos alunos podem, a partir de iniciativas como essa, construir uma estrada para o seu futuro, e esse é o tema desse evento. Acreditamos que a partir desse momento nossos alunos estarão muito motivados e mais preparados".

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância da preparação. “A prova do Saeb será importante, pois vai aferir a nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado do Pará. A Seduc vem trabalhando em diversos projetos pedagógicos para avançar na educação. Há envolvimento de técnicos, gestores de Ures (Unidades Regionais de Educação) e Uses (Unidades Seduc na Escola) e diretores de escolas. Acreditamos que esta avaliação irá melhorar o indicador do Estado, refletindo todo o investimento feito pelo governo do Estado nos últimos dois anos e meio”, enfatizou a titular da Seduc.

Diagnóstico - O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, é possível ter noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.