Educação do Pará promove capacitação aos profissionais da alimentação escolar

Pará

17.04.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, por meio da Coordenadoria de Assistência ao Estudante (CAE), uma formação voltada para supervisores de merenda escolar. A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria, na manhã desta sexta-feira (14), e reuniu profissionais que atuam nas Unidades Seduc na Escola (USEs). 

A capacitação objetivou apresentar uma visão geral sobre os principais aspectos da alimentação, armazenamento dos produtos recebidos, além de normas e exemplos reais dos achados nas fiscalizações in loco,  para a obtenção da máxima qualidade no local. 

Para a coordenadora da CAE, Joyce dos Anjos, os profissionais são os principais responsáveis em repassar as demandas positivas e negativas de cada escola. "A capacitação é para eles sejam porta-voz nas escolas, ver a infraestrutura, os equipamentos, se tem pessoas trabalhando em prol da alimentação escolar, ou seja verificar como está acontecendo a alimentação nas unidades”, disse a coordenadora. 

Segundo a nutricionista da Seduc, a iniciativa propõe aos profissionais pensar em uma alimentação cada vez mais segura e de qualidade para os alunos da rede estadual de ensino.“Nossos supervisores são capacitados de tempos em tempos para que eles possam se atualizar, de acordo com a legislação e com aquilo que é próprio para o armazenamento. O principal desafio no trabalho dos supervisores são as condições, que nem sempre é o ideal, mas procuramos orientar para dar o melhor aos alunos, já que a merenda é um direito deles”, conta a nutricionista, Nelly Diógenes. 

“Entre os principais pontos do nosso trabalho está em observar o armazenamento dos alimentos e como é feito o alimento para os alunos. É um trabalho muito desafiador, porque muitas escolas não tem um certo cuidado e cobramos para ser feito da maneira correta”, finaliza Andréa Oliveira, supervisora na USE 17.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc