Educação do Pará nomeia novos secretários adjuntos de planejamento e de ensino

Pará

30.03.2023

Há quase três meses no cargo, o novo secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, realizou novas mudanças de gestão para potencializar os avanços na educação do Estado. Desta vez com Patrick Tranjan assumindo a cadeira de secretário adjunto de Planejamento e Gestão (SAPG) e Júlio Meireles para a posição de secretário adjunto de Ensino (SAEN). A mudança foi registrada em publicação no Diário Oficial do Pará (DOE) desta quarta-feira (29). 

“Agradeço a oportunidade e a ousadia do nosso secretário Rossieli Soares e do nosso governador Helder Barbalho em depositar a confiança em um cametaense de origem ribeirinha, que estudava à luz de lamparina, mas que está aqui para somar esforços com todos da educação paraense para que, juntos, emanados em um só propósito, possamos transformar a educação de nosso Estado. Sabemos dos desafios, mas estamos aqui para somar. Quero contribuir com a minha experiência”, destacou o novo secretário adjunto de Ensino, Júlio Meireles, natural de Cametá (PA). 

À frente da posição de maior desafio, com 18 setores, Júlio Meireles tem a tarefa de contribuir para a garantia do desenvolvimento pedagógico dos mais de 522 mil alunos da rede estadual de ensino do Pará. Entre as metas da nova gestão está o crescimento dos índices educacionais do Estado que, por muitos anos, tem figurado na traseira dos demais estados do País. 

Nascido em Cametá, no nordeste paraense, Júlio Meireles é doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/CANOAS. Possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduação Lato Sensu em: Psicopedagogia (UFAM), Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes), Gestão Escolar (UEA) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Na Secretaria da Educação do Estado do Amazonas desde 2000, Meireles foi Diretor do Departamento de Gestão Escolar - DEGESC. Foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação - MEC. Atualmente é secretário adjunto de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Pará. 

Antes à frente da SAEN, Patrick Tranjan agora passa a assumir a Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão (SAGP). Patrick é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Gestão Pública pelo Insper. Atuou na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo como especialista do programa “Escola Viva”, no Ministério da Educação foi coordenador de Ensino Médio em Tempo Integral e, mais recentemente, na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, onde ocupou diversas posições, dentre elas, a de secretário Executivo.

“O desenvolvimento de ações educacionais e políticas públicas para o Estao passa por inúmeros desafios que estamos e vamos enfrentar para entregar uma educação de qualidade para todos os estudantes do Estado. Assumo mais esse desafio à frente da secretaria adjunta de Planejamento e Gestão com a certeza de que faremos a diferença. Nos próximos anos vamos olhar para o caminho que percorremos e comemorar os bons resultados. A educação do Pará merece”, afirma Patrick Tranjan, secretário adjunto de Planejamento e Gestão.

 

Texto: Marcelo Júnior - Ascom Seduc