Educação do Pará mapeia necessidades para reestruturar escolas estaduais no Marajó

Pará

17.04.2023

Na última sexta-feira (14) e no sábado (15), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, esteve na Ilha do Marajó para apresentar o programa “Alfabetiza Pará” e para visitar escolas estaduais localizadas nos municípios de Breves, Bagre e Curralinho. Na ocasião, o líder da pasta da Educação esteve acompanhado pela deputada estadual Andréia Xarão, pelo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, e pelos prefeitos das respectivas cidades. 

“Desde a minha primeira conversa com o governador Helder Barbalho o Marajó esteve presente. Essa região infelizmente é reconhecida não por sua cultura excepcional, mas pelos índices ruins, inclusive em educação. Temos muito por fazer aqui e vamos transformar a região com educação. Precisamos e vamos dar melhores condições para nossos estudantes, para que possam sonhar cada vez mais. Estamos reforçando aqui a parceria do Estado com as prefeituras para dar celeridade nas demandas pedagógicas e de infraestrutura”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

O secretário visitou as escolas estaduais de ensino médio Maria Câmara Paes, Profa. Maria Elizete Fona Nunes e Gerson Peres, em Breves. Também esteve nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio Prado Lopes, Manoel da Vera Cruz, além da escola municipal Prof. Lindaval Pinho, em Curralinho. Em Bagre, compareceu na Escola Estadual de Ensino Médio Julião Castro, onde além de garantir investimento em infraestrutura, anunciou a construção de uma nova unidade para a escola. 

"Ter um secretário de Estado nos nosso municípios recebendo e vendo de perto as dificuldades é de uma importância muito grande. O desafio é muito grande e realmente precisamos desse olhar para nossas realidades no Marajó", disse Andréia Xarão, deputada estadual do Pará. 

Em sua passagem no Marajó, o líder da pasta da Educação se reuniu com prefeitos, secretários municipais de Educação, diretores de escolas e professores alfabetizadores das cidades de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará e Portel para apresentar o programa “Alfabetiza Pará”. 

Programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização.

A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

O Projeto de Lei formalizou o programa em regime de colaboração e prevê bolsa para reforçar a atuação dos profissionais alfabetizadores frente aos recursos, especificidades e materiais didáticos disponibilizados pela iniciativa. Ainda estabelece premiação para escolas com os maiores resultados e para os menores uma contribuição financeira, em ambos os casos para dar continuidade e potencializar as ações de alfabetização nas escolas.

Na ocasião, o secretário ainda despachou inúmeras demandas em reunião com cada um dos representantes dos municípios e definiu parcerias para novo fluxo de investimento na educação, a fim de possibilitar maior celeridade para as obras de construção e reconstrução, além de reforçar a oferta de merenda e transporte escolar adequado para os estudantes da rede estadual de ensino.

 

Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc