Educação do Pará e Ministério Público lança Programa Estágio Cidadão 2023

Pará

03.05.2023

Contribuir para a transformação social por meio do estímulo ao protagonismo juvenil é o intuito do Programa Estágio Cidadão, fruto da parceria entre Ministério Público do Pará (MPPA) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A décima edição do projeto foi lançada nesta quarta-feira (3), no auditório da Seduc, em Belém, e reuniu estudantes da rede pública.

Destinado aos alunos da rede pública estadual que estejam matriculados na 1°, 2° ou 3° série do ensino médio, o programa trata-se da oferta de um estágio não obrigatório, onde o aprendiz recebe uma formação no âmbito do direito dentro do MPPA.  Segundo o secretário Adjunto de Ensino da Seduc, Júlio Meireles, a iniciativa acrescenta positivamente na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

“O Programa permite ao estudante sair do seu universo escolar, conhecer novos ambientes, buscar o aprendizado necessário para que se possa se consolidar como um ser que futuramente irá trabalhar, seja em uma instituição pública ou privada,  esse é o primeiro passo que ele dá, dando condições para que ele se torne um cidadão bem mais completo. E essa parceria reforça o que a escola tem dado, que é buscar o protagonismo juvenil”, disse Meireles.

Durante o encontro, os alunos da escola Palmira Gabriel, Ruth dos Santos Almeida, Maria Gabriela Ramos de Oliveira e Raimundo Martins Viana, puderam conhecer sobre o programa e tirar algumas dúvidas sobre a oportunidade de ingresso ao estágio. Para Geovanna Santos, aluna do 2° ano, o programa vai ajudar a entender a profissão de cada candidato.

“Eu vejo uma oportunidade que os jovens deveriam agarrar. Acredito que essa experiência possa moldar como o jovem pode ver o futuro dele, bem como proporciona um aprendizado muito maior, principalmente para mim que quero fazer Direito. Vou ter a oportunidade de saber como funciona lá no Ministério Público e aplicar na minha vida profissional”, disse ela. 

“Eu vejo o programa que definitivamente é bom para os jovens, porque querendo ou não tenho muitos amigos que ainda não sabem o que querem ser profissionalmente, e essa oportunidade é importante para o jovem entender o mercado de trabalho, além de ajudar na escolha de uma profissão. Eu quero seguir com o curso de psicologia, e com o estágio irá fazer com que eu ganhe experiência", complementou Kauan Bittencourt, aluno da Escola Maria Gabriela Ramos.

Estágio Cidadão  - O programa visa, além das atividades profissionais, garantir que o aluno cidadão tenha maior engajamento social e desenvolvimento de cidadania nas ações de acompanhamento do Conselho Escolar. Desde 2014, estiveram vinculados ao Programa, 1627 alunos. 

Durante o estágio, o estudante/estagiário realiza atividades que possibilitam a integração e a participação social, como participação nas reuniões dos conselhos municipais de direito; o uso das novas tecnologias; compreensão das relações do mundo do trabalho, planejamento, organização e, principalmente, participa de ações promovidas pelo MP acerca de noções de Direitos Constitucionais e legislação. É destinada, também, bolsa financeira no valor de R$ 900 reais e vale transporte.  O MPPA deve divulgar o edital, com os requisitos para a inscrição, em breve.

“O MP irá disponibilizar 350 vagas para estudantes exclusivos da escola pública, onde atuarão durante quatro horas em alguma unidade do MP, mas para além disso, o mais importante é a formação cidadã que ele recebe,  para que ele tenha noção de democracia participativa, de Conselho Escolar e que ele possa ser um agente transformador de sua escola, a fim de transformar aquele espaço de pertencimento”, finaliza a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância Juventude (CAOIJ), Mônica Freire.

Seleção - A escola enviará uma relação dos alunos que possuem média acima de 7 para o MPPA, para que quando houver vaga, encaminhe a lista junto com suas redações aos promotores de justiça, que seguirão para as entrevistas.  Além da entrevista, os promotores podem pedir para que o candidato elabore um documento ou um texto sobre o assunto a ser discutido durante a entrevista.  Cabe ressaltar, que não há garantias de vagas, já que elas surgem de acordo com a saída de estagiários.