Pará
09.04.2024A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prossegue a qualificação das equipes das escolas de tempo integral, com o objetivo de aprimorar metodologias e práticas dentro desse modelo de ensino. Com ênfase no direcionamento para o componente curricular de Projeto de Vida, servidores da Secretaria, técnicos de Referência do Ensino Integral, vice-diretores pedagógicos e professores do componente curricular Projeto de Vida participaram do curso, que ao todo, reuniu 250 profissionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e municípios do interior, nesta terça-feira (9).
O componente curricular de “Projeto de Vida” surgiu com o objetivo de apoiar o sonho dos estudantes e dispor de ferramentas de experimentação, para que eles tenham contato com “o que querem ser quando crescer”. Dessa forma, eles são capazes de melhor se preparar e de desenvolver habilidades características, que os auxiliarão na vida pós-escola. A disciplina é fundamental para gerar identificação no estudante com as demais disciplinas ofertadas na grade curricular, ao alinhar de forma transversal o conteúdo de cada disciplina com as características do Projeto de Vida de cada estudante.
O componente ainda desenvolve o protagonismo dos estudantes e estimula o desenvolvimento e aplicação de estratégias para colocar seus planos em prática. No Pará, os educadores fizeram curso de especialização para ministrar as aulas.
'Escola da Escolha' - "Essa Formação do Projeto de Vida, que é uma iniciativa do Governo, via Seduc, é muito importante para esses professores, para que eles se apropriem da metodologia trabalhada por meio da 'Escola da Escolha', porque eles podem se apropriar de instrumentos para que trabalhem os projetos de vida dos estudantes durante o período em que eles estiverem ministrando as suas aulas. Aqui temos professores, coordenadores e algumas pessoas que fazem parte da equipe técnica das DREs, para que isso se ative de uma forma mais apropriada possível", explicou a formadora da equipe de implementação do Tempo Integral da Seduc, Esther Braga.
Segundo a professora Erika Rodrigues, supervisora de projetos do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e formadora no curso, o "Projeto de Vida" é uma das ações mais importantes dentro do processo de formação continuada. "A Formação do Projeto de Vida centraliza o que a gente fala da importância, da centralidade do modelo, que é o projeto de vida do jovem. A gente aprofunda com os educadores que lecionam a metodologia do Projeto de Vida nas escolas como conceituar, aprofundar com os estudantes e como ajudá-los a enxergar a possibilidade de transformar os seus sonhos em realidade. E tanto para o Ensino Fundamental (anos finais), quanto para o Médio, a gente tem aulas de Projeto de Vida que são desenvolvidas nas escolas pelos professores dessa metodologia, desse componente curricular. Aqui a gente está trocando muitas experiências que as escolas já estão trazendo", contou.
Professora do Projeto de Vida na Escola Estadual de Tempo Integral de Ensino Fundamental e Médio Professor Deocleciano Alves Moreira, em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, Patrícia Cerqueira avaliou a formação como necessária para a qualidade do ensino e os resultados positivos dos estudantes.
"Para nós, professores da disciplina Projeto de Vida, esse curso é muito importante porque é mais uma qualificação para podermos formar os nossos alunos, para que possamos fazer com que os nossos alunos pensem nos seus sonhos e os realizem. Nós observamos que muitas vezes os nossos educandos sentem dificuldade em falar de si, em colocar em prática o que eles têm vontade de ser e, às vezes, a escola não fornece essa oportunidade. Hoje nós temos essa oportunidade de ajudar, ou melhor, possibilitar que os nossos educandos possam sonhar e colocar em prática", frisou a educadora.
Para fortalecer a aprendizagem, a Seduc concretizou o aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral, já a partir deste ano. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral, e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas dessa modalidade na rede pública estadual de ensino do Pará.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc