Pará
22.10.2024ano de 2025 ficará marcado na educação pública paraense como o ano da entrega da primeira unidade de ensino em tempo integral e bilíngue (português e espanhol) da rede estadual de ensino. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou, nesta segunda-feira (21), o lançamento da nova Escola Estadual Madre Celeste, no Distrito de Icoaraci, e ainda realizou assinaturas da ordem de serviço das obras de reconstrução e da portaria de criação da iniciativa inédita. Além disso, hoje, também começaram as inscrições para matrícula na nova unidade de ensino.
“Esse equipamento, antes uma escola particular, a mais importante instituição de ensino, aqui, de Icoaraci, passa, por iniciativa do governo do Estado, a ser uma escola pública e, a partir de hoje, fazendo as inscrições", observou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Ele acrescentou que, "serão 700 alunos matriculados, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, sendo a escola, a primeira escola bilíngue, portanto, nós teremos aqui tempo integral em português e espanhol, além, é claro, do inglês que já consta do nosso currículo pedagógico. Um novo conceito, uma estratégia educacional que passa a transformar a Escola Estadual Madre Celeste em uma referência da educação pública do Pará”, disse o governador.
Helder Barbalho ressaltou que a unidade irá atender também estudantes do distrito de Outeiro. “Este investimento chega para que nós possamos ampliar a oferta de ensino em Icoaraci, prestigiando os alunos aqui, do distrito, é claro, e, também alunos de Outeiro que queiram estudar aqui. Eles terão a oportunidade e nós temos certeza de que este equipamento estará implementando um conceito educacional diferenciado de qualidade, apontando o Pará como uma referência na educação pública e permitindo, a partir desses investimentos, que a educação do Estado possa ser cada vez melhor e, com isto, transformando a vida de crianças e jovens que estudem aqui”, completou o chefe do Executivo paraense.
A escola tem capacidade para atender mais de 700 estudantes, do nível pré-escolar até o Ensino Médio, e já iniciou o período de inscrição, a ser realizado durante toda essa semana, com atendimento presencial, no prédio da unidade.
“O governador sempre diz para toda a sua equipe, que nós temos que aprender a ouvir as demandas da comunidade. E essa escola é uma demanda que hoje está sendo atendida. São mais de 700 alunos que vão frequentar essa escola melhor do que muita escola particular, que tem toda a estrutura. Portanto, um local que além do ensinamento, além do aprendizado, vai cuidar das nossas crianças, dos nossos adolescentes em tempo integral, com atividades extra curriculares. Então, um espaço de segurança, um espaço de aprendizagem, e mais do que isso, um espaço de futuro para os nossos jovens”, enfatizou a vice-governadora, Hana Ghassan.
Modelo pedagógico - O modelo pedagógico será estruturado em aprendizagem baseada em projetos e trabalho cooperativo entre estudantes, estimulando o engajamento no processo de aprendizagem, organizado em estações. Os estudantes do Ensino Médio poderão optar por percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, finalizando a educação básica com certificação técnica.
Representando o secretário de Educação do Pará (Seduc), Rossieli Soares, o secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, ressaltou que o espaço terá todas as condições para o desenvolvimento do estudante.
“Dizer a cada pai e a cada mãe que acompanhe a educação dos seus filhos nessa nova oportunidade que o Governo está dando, que você possa ter a oportunidade de ir para o seu trabalho e ter a garantia de que está em um ambiente seguro, de que seu filho está em um ambiente que irá ter as condições necessárias para o bom desenvolvimento educacional. E dizer a cada criança, a cada adolescente, que aqui irá fazer parte dos alunos desta Escola de Tempo Integral, que aproveitem a oportunidade e possa fazer valer o esforço do Governo para que haja transformação social aqui no Distrito de Icoaraci”, disse o secretário adjunto, Júlio Meireles.
O prédio do Madre Celeste possui espaços como piscina, quadra de vôlei de areia, quadra coberta e laboratório: um avanço para a educação e diferencial para a comunidade escolar. O currículo terá abordagem interdisciplinar e conexão com a vida dos estudantes. Haverá trilhas de aprendizagens personalizadas e ação tutorial.
A futura estudante da 1ª série do Ensino Médio, Yasmin Sozinho, conta que sua expectativa é muito boa para o próximo ano. “É uma expectativa enorme, porque pelo que está sendo previsto é que nesse espaço será uma das melhores escolas, não só do Pará, como do Brasil também. E ter um ensino bilíngue vai ser muito bom para o nosso aprendizado, porque vou aprender ainda mais o português e ter a oportunidade de aprender o espanhol”, disse a estudante.
Tempo Integral - A Seduc concretizou o aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral, já em vigência. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral, e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas dessa modalidade na rede pública estadual de ensino do Pará.
As escolas de Tempo Integral têm como proposta pedagógica a formação integral e integrada dos estudantes, a ampliação da jornada escolar e o favorecimento de suas aprendizagens e seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e cultural.
“Agora ver concretizado este espaço para a gente é uma realização, porque vai atender muitas, principalmente mães que precisam sair para trabalhar, para deixar os seus filhos em uma escola, e ainda mais em uma estrutura de qualidade. Com relação ao ensino integral, eu não vou negar que eu ainda estou um pouco apreensiva, porque eu sempre coloquei eles em escolas onde eles ficavam até meio período, mas eu acredito que ela vai se adaptar bem, vai ser bom tanto para mim, quanto para os meus dois filhos, porque serão dois nesta escolas”, afirma Pamela Silva, mãe.
Sustentabilidade - A unidade escolar contará também com o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), que é um dos eixos presentes na Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Governo do Pará.
Os Cisebs promovem a inovação educacional, oferecendo métodos, práticas e tecnologias para enfrentar os desafios da educação pública contemporânea, com ênfase na sustentabilidade e na cidadania digital.
Inscrições Abertas - As matrículas para a escola estadual de tempo integral Madre Celeste começam a ser feitas nesta segunda-feira (21) e seguem até a sexta-feira (25), com atendimento presencial de 8h às 17h. O prédio da Escola Estadual Madre Celeste fica localizado na Rua Manoel Barata, 728 esquina com São Roque, no bairro do Cruzeiro.
Os interessados devem estar munidos de uma pasta L; ressalva e/ou histórico escolar; duas fotos 3x4 coloridas e recentes; xerox da certidão de nascimento do estudante; xerox do CPF e RG do estudante e do responsável; comprovante de residência com CEP legível; folha resumo do Cadastro Único (CAD-Único), se recebe Bolsa Família; cartão de comprovação da vacina contra Covid-19.
“O Madre Celeste é uma escola histórica aqui do distrito de Icoaraci e obviamente é um espaço muito importante que vai ser retomado só que agora sendo uma escola do Governo do Estado, que irá atender desde as crianças pequenas até o Ensino Médio. Essa será de Tempo Integrql, ela tem plenas condições, tem muitos espaços, tem desde piscina, quadra de de areia, de beach tennis, quadra coberta, laboratórios, ela tem todos os espaços necessários para que a escola funcione perfeitamente”, reforça Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Investimento no ensino público - O Governo do Pará tem se destacado no Brasil quando o assunto é ensino público. Atualmente, o Estado ocupa a 6ª posição no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como uma das melhores educações públicas do país.
O Estado já entregou para a população de todo o Pará, 153 escolas totalmente reconstruídas e 3 unidades de ensino infantil, dentro do Programa “Creche Por Todo o Pará”. Na capital, de 2019, até agora, foram entregues 28 unidades escolares totalmente reconstruídas para a comunidade escolar.
No município de Belém, mais de 16 mil estudantes da rede pública estadual são beneficiados com a estrutura do Estado e R$ 71 milhões investidos na área da Educação na capital. Já em relação ao Programa Bora Estudar, somente na capital, o programa já contemplou 4.191 estudantes. Um investimento de mais de R$ 41 milhões na capital. Em todo o Estado, 19 mil alunos serão contemplados com aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc