Educação do Pará entrega restauração de escola estadual em Belém

Pará

26.12.2022

Responsável por formar centenas de cidadãos paraenses há pelo menos 112 anos, a Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém, aguardava por muito tempo pela completa restauração dos seus espaços de aprendizagem. A espera chegou ao fim, nesta sexta-feira (23),quando o governador Helder Barbalho devolveu a centenária edificação à comunidade escolar. 

“Hoje, essa escola histórica volta às mãos dos seus donos que são vocês, alunos, professores e demais servidores. Cuidem deste espaço. Pode ter escola tão boa e tão bonita, melhor ou mais bela, não existe. Tenham o sentimento do pertencimento de que este espaço é de vocês, o orgulho de poder estudar neste lugar e que isto seja renovado diariamente, para que possa prosseguir belo é bonito, da mesma forma como o Governo do Pará e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entrega para cada um de vocês”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a unidade de ensino já recebeu em suas carteiras figuras ilustres da cultura, da medicina e da história, como um dos ícones da literatura brasileira, Dalcídio Jurandir. Os avanços vão beneficiar mais de 500 alunos do Ensino Fundamental I e II, Classe Hospitalar, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A última vez que o espaço de aprendizagem recebeu melhorias em sua estrutura foi há mais de 11 anos. A falta de climatização, pisos deteriorados e a grande quantidade de goteiras, eram apenas alguns dos problemas enfrentados pelos alunos e professores. Quem detalha melhor essa situação é a estudante Ivana Pinheiro, que está no 4º ano.

“Desde quando vim estudar aqui, não tinha ar-condicionado nas salas, quando chovia alagava tudo e perdemos muitas aulas por conta disso. Agora depois da reforma, tudo melhorou! Quero agradecer ao governador Helder por ter restaurado a escola do jeitinho que a gente sempre desejou e, com certeza, foi um verdadeiro presente de Natal para todos nós”, ressaltou.

Aluna do 7º ano, Laura Barbosa também enfatiza que a situação da escola era bastante precária. “Após muita espera, o Barão do Rio Branco ficou lindo e maravilhoso. Antigamente era tudo bagunçado, não tínhamos carteiras e quadros bons. Agora vamos conseguir estudar melhor, já que as salas possuem ar-condicionados novos e equipamentos que vão fazer a diferença em nosso aprendizado”.

Mais de R$ 2 milhões foram investidos para garantir conforto e segurança para aqueles que frequentam diariamente a unidade escolar. No total, cerca de 20 espaços foram completamente recuperados, dentre eles, 12 salas de aula, laboratório de informática, auditório, biblioteca, direção, secretaria, sala dos professores, coordenação pedagógica, banheiros, refeitório e quadra poliesportiva. 

Satisfação - Emocionada, a diretora da escola, Elizabeth Nogueira, destaca que hoje foi um dia muito especial para toda a comunidade escolar do Barão do Rio Branco. “Não tenho palavras que possam descrever e mensurar a nossa gratidão. Isso aqui é um sonho realizado e a frase do Raul Seixas descreve bem o que estamos sentindo: sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Elizabeth Nogueira disse, ainda, que a concretização desse feito também é graças ao empenho de alunos, professores e demais servidores da unidade. “Hoje foi um dia de realização e ver esse prédio totalmente readequado, com as salas climatizadas e, principalmente, saber que os nossos alunos agora terão um lugar confortável para estudar, nos deixa extremamente felizes”, complementou a dirigente.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que a Escola Estadual Barão do Rio Branco é a 116ª entregue pelo Governo do Pará. “Este é um prédio tradicional que possui mais de 100 anos e que tem essa relação histórica com a nossa capital. Hoje, o Estado devolve este espaço de aprendizagem totalmente restaurado para que a gente possa, com certeza, fazer aqui uma educação de qualidade e com condições dignas para os nossos alunos. Vamos seguir trabalhando para que o ensino público paraense avance diariamente por todo o Pará”.

Na ocasião, também estiveram presentes na cerimônia de entrega a vice-governadora eleita, Hana Ghassan; a deputada federal Elcione Barbalho; a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Edilza Fontes; o diretor-presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Jamir Macedo e demais autoridades.

 

Texto: Vinícius Leal / Ascom Seduc

Foto: Marco Santos / Agência Pará