Educação do Pará entrega obras de reconstrução em escola estadual

Pará

18.04.2023

Mais de 800 estudantes da rede estadual de ensino do município de Porto de Moz, na região do Xingu, foram beneficiados com a entrega das obras de reconstrução da sede da Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Hage, nesta segunda-feira (17), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A unidade marca a 123ª unidade escolar entregue pela Seduc desde 2019.

''Gostaria de parabenizar toda a comunidade escolar do Alfredo Hage. Sei o quanto vocês sonharam por esse momento, sei o quanto sonharam essa reconstrução. Estive aqui em 2019, quando nós estávamos fazendo o lançamento da obra de pavimentação e entregando equipamentos. Depois entregamos a Escola Dom Pedro I, o Banpará, mas havia essa dívida com  o povo do Porto de Moz que era devolver essa escola. Hoje estamos aqui entregando um espaço novo, com salas de aulas refrigeradas, bibliotecas, laboratório de informática, quadra nova. Só tenho que agradecer a vocês. Gratidão por terem acreditado no nosso trabalho, gratidão a cada aluno e professor , e todo time da educação que não mede esforços para fazer avançar a educação pública'', disse o governador do Estado, Helder Barbalho, que esteve no município para entregar a unidade escolar.

Com valor de investimento superior a R$ 2,4 milhões, os recursos foram aplicados por meio de convênio com a prefeitura local, que irão beneficiar 805 alunos do município da escola sede.

Uma das estudantes que irão usufruir do novo espaço é Lohane Andrade Pinto, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio. "Agora nós temos uma estrutura muito boa, muito diferente para o que era antes. Tudo está muito bonito, nem se compara à minha antiga escola. Espero poder concluir meus estudos aqui e me tornar veterinário no futuro", contou.

Estudante do segundo ano do ensino médio, João Pedro Silva, também não escondeu a expectativa com os novos espaços da unidade.

"Antes faltava muito coisa, não tínhamos estrutura e fazíamos o que estava ao nosso alcance em relação ao ensino. Os professores sempre se esforçaram e os alunos também buscavam uma forma melhor de termos um ensino de qualidade, mas agora com esse novo espaço, vamos evoluir ainda mais no aprendizado. Vai ser tudo para melhor, com livros e equipamentos adequados, vamos evoluir em muitos anos", ressaltou ele.

Também entusiasmado, o diretor da escola, Clelson Aranha, celebrou o novo espaço e agradeceu ao governo do Estado pelos investimentos na educação pública paraense. "Hoje, a nossa unidade conta com 988 alunos, distribuídos em espaços rural e urbano e 16 anexos. Ela representa um resgate de nossos alunos e da comunidade. As melhorias vieram para isso. Quem conheceu a escola antes sabe as dificuldades que nós passamos e hoje é um prazer receber uma escola totalmente reestruturada e equipada para que possamos melhorar as nossas aulas e as atividades. A maioria dos nossos alunos reclamava sobre a falta de uma quadra, agora temos um espaço adequado para a prática da Educação Física", disse ele.

Para a professora Maria Edna Silva, que leciona aulas de Língua Portuguesa na escola, a entrega da unidade marca um novo tempo no município, que passa a ter uma das escolas mais modernas da região do Xingu.

"Quando entrei em 2017, era uma escola triste, o próprio município tinha um olhar de preconceito com a unidade. Hoje, é uma felicidade enorme ver o aspecto da escola. Fico imaginando a surpresa que os estudantes terão ao chegar aqui. Acredito que o espaço influencia muito no desenvolvimento dos alunos, o ambiente faz com que eles tenham mais interesse e nos possibilita promover um ensino com mais qualidade. É emocionante ver como a escola está hoje. Então é um dia de muita alegria", ressaltou ela.

Infraestrutura

As obras de reconstrução incluíram seis salas de aula, secretaria, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala dos professores, sala da diretoria, sala do Atendimento Educacional Especializado, coordenação pedagógica, - todos climatizados - banheiros masculino, feminino, e para pessoas com deficiência, cozinha, depósito e despensa.

A unidade também ganhou uma quadra poliesportiva coberta, que inclui palco, arquibancada, vestiários masculino, feminino, e para pessoas com deficiência. Todos os espaços externos também possuem passarelas cobertas.

Além de todos os equipamentos e mobiliário, a unidade receberá geladeira, freezer e computador. A escola funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, com ensino médio regular e Educação de Jovens Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

"É a história da cidade que se renova com a entrega dessa escola. O Governador Helder Barbalho está entregando uma certa parte da história e proporcionando um novo futuro porque é essa escola que vai formar os filhos de Porto de Moz, já que a chance de desenvolvimento passa por essa escola nova, reconstruída, absolutamente nova para que tenhamos uma educação de qualidade. A escola é um reflexo da comunidade, e com a entrega dessa quadra poliesportiva, também teremos a chance de desenvolver atividades em parceria com a prefeitura , já que passa a ser um espaço a mais para a cidade, para beneficiar o esporte como também para outras atividades'',ressaltou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que esteve presente na agenda pública no município.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc