Educação do Pará entrega computadores, kits de robótica e amplia fornecimento de internet nas escolas estaduais

Pará

10.11.2022

Para estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas que envolvam a ciência, a matemática e a tecnologia dentro das escolas, é importante que haja uma boa conexão de internet. Pensando nisso, o Governo do Estado lançou oficialmente, nesta terça-feira (8), o Programa “Web Escola”, iniciativa que vai garantir acesso à rede de melhor qualidade em todas as escolas da rede pública estadual.

A medida é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que visa modernizar 100% dos espaços de aprendizagem. Para o governador Helder Barbalho, com o fortalecimento da internet será possível melhorar a qualidade do ensino em todo o Pará. 

“A educação vai avançar ainda mais através do “Web Escola”, programa este que me comprometi no período eleitoral e que já estamos tornando realidade, para que já no primeiro semestre de 2023, possamos iniciar a distribuição de tablets aos nossos alunos, computadores para todos os professores e fazer da tecnologia um instrumento e pilar central para o melhoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da qualificação da educação, da fidelização do aluno, da redução da evasão e de um ambiente escolar absolutamente vitorioso”, ressaltou. 

A previsão é que a velocidade da internet melhore mais de 2.400%, passando de 2 Megas (Mbps) para 50 Megas (Mpbs). Por meio dessa iniciativa, será possível ampliar a cobertura de internet via Wi-Fi, de forma gratuita, em todos os ambientes pedagógicos. Tudo isso vai garantir mais qualidade de ensino aos estudantes e, também, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da educação. 

De acordo com o diretor-presidente da Prodepa, Marcos Brandão, “essa parceria com a Seduc vem aproveitar toda essa estrutura da nossa rede de dados para poder levar uma internet de qualidade às escolas. Porque além de atender os laboratórios de informática e a parte administrativa, também será disponibilizado Wi-Fi gratuito aos alunos e a comunidade em geral, tanto na parte interna e externa das escolas, possibilitando que durante o intervalo das aulas, possam ter acesso à rede mundial de computadores”. 

Atualmente, o projeto já atingiu 541 escolas estaduais na fase da conexão em Banda Larga, ou seja, mais de 50% das unidades da Seduc. Além do acesso à internet, os espaços de aprendizagem recebem a adequação interna para receber roteadores de última geração, proporcionando uma experiência ainda melhor aos usuários. Tudo isso busca preparar a futura geração para questões pedagógicas, sociais e até mesmo ambientais.

Kits de Robótica

Na ocasião, também foram entregues 1.730 kits de robótica, que foram destinados inicialmente para 256 escolas em todo o Pará. Através desses equipamentos, será possível introduzir o pensamento computacional entre os estudantes, trabalhar códigos e a montagem de circuitos robóticos. Tudo isso vai somar aos projetos de pesquisa já existentes e possibilitar que os alunos tenham noção de como a robótica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

“Com esses novos kits, os alunos vão poder se interessar mais pela robótica, que é um meio muito fascinante de se aprender. Através desse método de ensino, novas portas vão se abrir para muitos estudantes, assim como eu, em todo o Pará. A partir de agora, seremos capazes de desenvolver inúmeras habilidades, o que antes não seria possível sem os equipamentos que estamos recebendo do Governo do Estado”, descreveu a estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, Karen Souza.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o Governo do Pará segue investindo para melhorar a qualidade do ensino. “Este é um momento muito alegre, o qual realizamos a entrega de kits de robótica, fortalecemos nossos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) com computadores modernos e lançamos o Programa “Web Escola”, para levar internet de alta performance até 100% das unidades em até dois anos. São investimentos expressivos em tecnologia para combater a evasão e melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas”.

NTEs

Ainda durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho efetivou a criação de mais 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Nesse sentido, foram entregues 550 computadores de alta performance que vão possibilitar a plena funcionalidade desses espaços que são responsáveis por estimular o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da tecnologia. 

Segundo o titular da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), Jó Elder Vasconcelos, hoje é um dia muito gratificante para a educação do nosso estado. “A gente dá um grande salto, porque a implantação da robótica como projeto educacional era um sonho de várias escolas, professores e alunos. É uma tendência do mercado atual, todos os estados já trabalham com isso e o Pará não poderia ficar atrás. Por isso, estamos tendo a oportunidade de dar o kit às escolas, o curso e a infraestrutura para que esse material seja utilizado de fato em sala de aula”, frisou. 

O dirigente disse, ainda, que “com todos esses investimentos, a gente coloca definitivamente as escolas estaduais no cenário atual da cultura Steam, da robótica educacional e da aprendizagem criativa, que coloca o aluno como protagonista do seu conhecimento, onde ele busca, interage com a tecnologia não só pelo celular ou pela internet, mas também com a tecnologia, fazendo experimentos. Eles saem do papel de meros recebedores para geradores de conteúdos”, concluiu Jó Elder Vasconcelos.