Pará
16.12.2024A chegada do Papai e da Mamãe Noel foi embalada por canções natalinas apresentadas pelo Coral Saúde e Vida da Santa Casa e marcou a celebração do Natal no setor de pediatria da instituição. Realizado por meio da parceria entre Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), este ano a inovação foi por conta da campanha "Adote uma Carta", que levou os servidores do hospital a adotarem uma cartinha, garantindo o presente de Natal a mais de 150 crianças.
"Todos os anos, a Santa Casa se preocupa em comemorar o Natal das crianças, sejam das enfermarias, ou dos ambulatórios. Esse ano, as professoras da Classe Hospitalar da Seduc tiveram a ideia do 'Adote Uma Carta' e as crianças receberam os presentes no grande dia da festa, com direito ao Papai Noel, apresentação do Coral Saúde e Vida da Santa Casa e decoração temática", conta Larissa Rabelo, do Núcleo de Eventos da Santa Casa.
Cada presente foi recebido com alegria pelas crianças e gratidão dos responsáveis, como Ana Caroline Soares, mãe da pequena Ana Laura, que está em tratamento na Santa Casa.
"Ações como essas fazem a gente se sentir importante, se sentir lembrado, também confraternizar todos juntos, porque aqui a gente acaba formando tipo uma família, porque vai um conhecendo o outro, vai sabendo das situações, vai se comovendo, compartilhando dessas situações. E assim, acho muito importante fazer com que as crianças se sintam lembradas e nós mães e pais também", afirma Ana.
A proposta de adoção das cartas foi feita pelas professoras da Classe Hospitalar da Seduc, que transformaram o momento de elaboração das cartinhas em uma atividade de aprendizado para os pacientes, mas também de troca de afetos e solidariedade.
"A Seduc está sempre presente na educação, no ensino-aprendizagem como todo, e eu sempre me refiro às crianças atendidas como alunos pacientes porque eles são pessoas que estão internadas aqui na Santa Casa. Então essa parceria é uma agregação da Santa Casa com a Seduc, que são instituições do Estado, e é muito importante porque trabalha não só essa parte do ensino-aprendizagem, mas também o fortalecimento emocional, tanto dos pacientes como das famílias", considera Sirlene Melo, coordenadora da Classe Hospitalar da Seduc.
Para a médica Ana Cristina Alves, coordenadora da pediatria da Santa Casa, a comemoração de Natal levou alegria tanto aos que doaram quanto aos que receberam os presentes e é uma forma de lembrar sempre o significado do Natal, de união e confraternização e amor ao próximo.
"Essa ação e esse momento servem para fortalecer e fazer a gente revisitar a nossa doação. Na palavra, no abraço, o carinho desse paciente, ele sente realmente o quanto ele é importante para nós no nosso dia a dia e no nosso cuidado. E eu acho que o melhor presente desse momento é a gente acolher e devolver para casa dele da melhor maneira possível, e que ele consiga levar um pouquinho dentro do coração dele e o amor de Jesus que veio nos trazer a salvação", conclui.
A programação natalina na Santa Casa prossegue até a quinta-feira, 19, quando será realizada a festa das crianças atendidas no ambulatório, que terá o apoio de servidores do Detran, que pelo terceiro ano farão a doação de brinquedos.
Texto: Etiene Andrade (SANTA CASA)