Educação do Pará e Fundação ParáPaz promove atividades de cidadania, lazer e orientação a alunos de escola Estadual

Pará

02.05.2022

Foi durante o horário de aula que os alunos da Escola Estadual Santa Maria de Belém, localizada no bairro Batista Campos, participaram de uma programação especial em comemoração aos 30 anos da escola. A iniciativa foi possível devido à parceria entre Fundação ParáPaz e Secretaria de Educação (Seduc), que reuniu diversos serviços e atividades de esporte e lazer nesta sexta-feira (29).

A proposta de promover interação social entre os alunos aconteceu por meio do projeto “Espaços Abertos nas Escolas”, da ParáPaz, o que facilitou a vida de Elizângela Câncio, que precisava com urgência do documento de identidade da filha com deficiência para receber o benefício. “Eu já tinha procurado e não tinha conseguido atendimento. Nós precisamos muito do registro para dar entrada no benefício que vai ajudar muito a família”, disse.

 

Foto:

 Foto: Divulgação

Além da emissão de documentos como o ID Jovem, Carteira de Trabalho digital, 2ª via NIS, cartão SUS e encaminhamento para certidão de nascimento, a ação ofertou oficinas rápidas de: teatro, noções básicas de informática e de artesanato. “Eles adoraram a aula e se saíram muito bem. Todos se sentiram acolhidos e puderam usar a criatividade na confecção dos materiais. Foi muito gratificante compartilhar esse conhecimento com eles”, declarou Márcia Thais, professora do curso.

O aluno do 2º ano do ensino médio, Cássio Eduardo, 16 anos, gostou tanto que resolveu presentear a mãe com uma pulseira. “Alguns amigos participaram do curso e me mostraram o que eles fizeram e eu resolvi participar porque o Dia das Mães está chegando e eu queria fazer uma pulseira para minha mãe de presente. Tô recebendo ajuda e do jeito que ficar ela vai adorar”, afirmou. 

 Foto: Divulgação

O projeto “Entre Elas” também se fez presente e agradou bastante as alunas durante as rodas de conversas, explicando o funcionamento do projeto e abordando sobre violência doméstica e familiar. Uma delas foi a estudante Ana Gabriele, que agradeceu a visita e destacou que “gostou muito do projeto por

uve, também, atividades de incentivo ao esporte como: jogos de basquete, vôlei, xadrez, dama, jogos lúdicos, tênis de mesa. Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, pontuou que a interação dos projetos com as crianças e adolescentes é essencial para o fortalecimento da juventude paraense.

Por: Nathalia Mota (PARAPAZ)