Educação do Pará e Emater leva estudantes da rede estadual a berçário da fauna silvestre no interior do Estado

Pará

10.06.2022

A excursão a uma propriedade rural com a participação de alunos da Escola de Ensino Médio Frei Constâncio, na Ilha do Ipanema, reconhecida como berçário de animais no oeste paraense, encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no município de Almeirim, na sexta-feira (10). O objetivo foi mostrar a riqueza do ecossistema ao estudantes.

De acordo com o técnico em Agropecuária da Emater, Elinaldo Martins da Silva, a propriedade fica em área de várzea, na Ilha do Ipanema, no Rio Amazonas, e abriga várias espécies, como aves (maguari, miuá, carará-do-bico-fino, garça, maracanã, saracura, pavão e pato-do-mato), peixes (tambaqui, pacu-açu e pirapitinga) e répteis (jacaré, sucuri e jararaca), além de tracajás, poraquês, preguiças e outras espécies da fauna silvestre.

Várias espécies de aves, como garça, maracanã, saracura e pato-do-mato, se reproduzem na Ilha do Ipanema - Foto: Divulgação

Unidade - "A finalidade da excursão também foi mostrar a necessidade de se criar ali uma unidade de conservação para refúgio de animais silvestres, como forma de proteger a fauna", informou Elinaldo Martins.

A propriedade é dos produtores rurais Domingos e Maria José Serra, que recebem assistência da Emater local há mais de 15 anos, nas áreas de criação de bubalinos e pesca artesanal.

Participaram da excursão dez alunos, acompanhados por dois professores, além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parceira da ação.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater