Educação do Pará é agraciada com exposição de desenhos dos estudantes da rede estadual, em evento internacional sobre a Amazônia

Pará

12.11.2024

Em agradecimento a exposição dos desenhos feitos pelos estudantes da rede estadual de ensino, selecionados por meio do concurso “Cores do Futuro”, coordenado pela Secretaria de Estado, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), durante o encerramento da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, entregou ao secretário de Educação, Rossieli Soares, um quadro simbólico representando as artes expostas durante a programação. 

“O movimento discutiu os empregos verdes, porque a gente fala tanto da ocupação e da criação dos empregos verdes, e os nossos jovens não sabem do que se trata disso. Então, dialogar precisa ser desde cedo, na juventude, na adolescência, durante esse processo de escolha de vida. E isso precisa ser discutido na educação ambiental. E eu deixo aqui esse recado agradecendo a oportunidade. Esse magnífico material feito pelos nossos estudantes é um símbolo daquilo que a gente tem construído. Muito obrigado ao Ibram por nos doar essa belíssima exposição, que será permanente de forma que passe por todo o nosso estado. Nós vamos estar levando para que todos os nossos estudantes possam ter cada vez mais esse sentimento de pertencimento”, disse Rossieli Soares, titular da pasta. 

Estiveram em exposição, 23 desenhos produzidos por estudantes de todo o Pará. As obras estampam as capas dos materiais didáticos do componente curricular inédito no Brasil de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, oferecido pela Seduc desde o início do ano letivo de 2024.

As artes foram escolhidas no concurso “Cores do Futuro” em 2023 e 2024. Quem esteve presente no evento pôde ver desenhos inspirados em temas como educação ambiental, projeto de vida, sustentabilidade e clima. Além disso, puderam ouvir áudios dos próprios estudantes falando sobre a inspiração para a criação artística. Os desenhos também foram utilizados na identidade visual e em materiais como bolsas e cadernos, entregues aos participantes da programação. 

Sempre um Papo - Com a proposta de trocar ideias com autores e especialistas sobre a Amazônia, mais de 300 estudantes da rede estadual de ensino foram convidados para participar deste momento. As escolas foram
Dom Pedro I, Raymundo Martins Viana, José Veríssimo, Mário Chermont, Deodoro de Mendonça, Zacarias de Assunção, Brigadeiro Fontenelle, Temístocles de Araújo, Márcio Ayres e Avertano Rocha.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc