Educação do Pará destaca importância do Programa Jovem Senador aos alunos da rede estadual

Pará

27.04.2023

Destinado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o Brasil, o Programa Jovem Senador segue com inscrições abertas até o dia 5 de maio. O programa seleciona 27 estudantes - um de cada estado- para passarem uma semana em na capital federal, Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado Federal o trabalho dos parlamentares. No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Médio (Coem), realiza um trabalho para chamar atenção dos estudantes da rede pública para que se inscrevam no programa. 

“A iniciativa é importante para dar visibilidade tanto aos alunos, quanto às escolas, incentivando que outros estudantes se engajem em atividades dessa natureza, além de fechar outras parcerias. Portanto, todo o trabalho tem como finalidade principal o exercício desse protagonismo juvenil dos alunos. Destaco também todo o esforço que a Seduc tem feito para aumentar e qualificar a participação dos alunos, na qual estamos vendo uma crescente no processo desde 2019”, conta John Torres, coordenador estadual do Programa Jovem Senador, da Coem/Seduc. 

Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de inscrição e folha de redação disponíveis no site.

Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e depois a secretaria de educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.

O Jovem Senador é uma oportunidade única para os estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a política brasileira e se engajar em questões de interesse público. Além disso, o programa também é uma forma de incentivar a cidadania ativa e o protagonismo juvenil, valores fundamentais para o fortalecimento da democracia em nosso país.

“Ter sido escolhida para representar o estado foi uma sensação de honra e felicidade pela minha escola, que foi a primeira vez que participou e uma emoção maior pela minha redação, feita com carinho e atenção que desenvolvi ela, que foi falar da participação feminina na emancipação do Brasil. Também representei o meu município de Santarém, e a minha vila de Curuai. A participação mudou a minha vida, hoje tenho um amigo em cada estado do Brasil, além de conhecer pessoas incríveis. Então foi muito bom ter esse reconhecimento”, destaca a estudante Domingas Pereira, Jovem Senadora 2022, da redes estadual de ensino. 

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc