Educação do Pará debate demandas indígenas

Pará

10.11.2021

Uma comissão indígena da etnia Tembé esteve na tarde desta terça-feira (09) na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém. Os indígenas se reuniram com a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, para dialogar sobre educação escolar indígena. "É uma pauta importante a ser debatida. É uma marca da atual gestão se aproximar dos povos indígenas. Estamos desenvolvendo iniciativas que melhoram a qualidade da educação nas aldeias do Pará, e inúmeros processos que irão elevar a qualidade nesses espaços. Um dos processos é implantar uma matriz educacional diferenciada, levando em consideração a identidade de cada povo. A nossa equipe também está concluindo o planejamento para a conclusão do magistério indígena, além avançar na infraestrutura das escolas indígenas", informou a titular da Seduc.  

 encontrou durou cerca de 2 horas. Caciques e representantes de escolas indígenas na área de influência do município de Santa Luzia do Pará, na região Nordeste, detalharam a rotina da comunidade escolar indígena. Segundo o cacique Antônio Tembé, "foi uma reunião excelente! A gente conseguiu avançar nas demandas pendentes, que muito em breve serão resolvidas. Logo a escola da minha aldeia receberá melhorias, e isso me deixa feliz. Alguns contratos já foram aprovados, e logo serão colocados em prática, e vão beneficiar 70 alunos”. 

A titular da Coordenação de Escolas indígenas da Seduc, Vera Arapium, avaliou a reunião como positiva, pois serviu para fazer uma prestação de contas das demandas solicitadas pelo Povo Tembé. "Nós tratamos de todos os aspectos que envolvem o bom funcionamento das unidades escolares. Algumas pendências foram sanadas. Em outras, a secretária Elieth estipulou prazo de resolução. Ao todo, são 13 escolas indígenas. Hoje tivemos representantes das Itaputyr e seus anexos, e da ‘Francisco Magno Tembé’ e seus anexos", disse a coordenadora.