Pará
22.03.2024A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Diretoria de Suporte Administrativo (DSA), reuniu diretores de escolas da rede pública estadual para o "Dia D de preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF) do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep)”, na quinta-feira (21).
O evento contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e objetivou familiarizar as unidades escolares do Sistema de Gestão Descentralizada, desde o acesso ao Sistema até o efetivo preenchimento do plano. A formação completa para execução do programa aconteceu de forma online, pelo canal no YouTube da Seduc, e pode ser revista aqui.
O preenchimento é feito com a descrição das iniciativas das unidades escolares visando a execução do recurso do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), explica Luciana Silva, coordenadora do Prodep.
"O objetivo principal é o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira pelas unidades executoras. Com esse preenchimento, seu envio e posterior aprovação serão repassados às escolas os recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense, tão importante para melhoria de suas condições".
Luciana Silva também destacou a importância da ação para a educação no Pará. “Com absoluta certeza a melhoria da estrutura física, pedagógica, manutenção contínua da unidade escolar, a possibilidade de climatização dos ambientes, a complementação da alimentação escolar, além de ações voltadas para sustentabilidade ambiental”, disse.
Já a vice-diretora da escola estadual Deputado Armando Corrêa, Gisele Guarani, contou a experiência de ter participado da reunião. Ela enfatizou que a iniciativa mostra que a educação está sendo tratada de forma séria e comprometida. "Nos sentimos honradas em participar do encontro do 'Dia D de preenchimento do PAF' e nessa tarde tivemos a oportunidade de expressar para todo o estado nossa felicidade e gratidão pela implementação do programa, pois é a primeira vez que a educação é tratada de forma profissional", disse entusiasmada.
Prodep - O programa Dinheiro na Escola Paraense é uma iniciativa que potencializa e dá autonomia para a gestão escolar. Com o projeto, a gestão escolar, na figura do diretor(a) e em parceria ativa com Conselho Escolar têm maior autonomia e protagonismo para investimentos alinhados às necessidades específicas de cada unidade. A iniciativa contempla a aquisição de materiais pedagógicos e tecnológicos, pequenas obras, manutenção contínua da unidade escolar, sustentabilidade ambiental, além de dar suporte à alimentação escolar, entre outras ações fundamentais para as 898 escolas estaduais do Pará.
Texto de Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc