Educação do Pará cria plano de ação para demandas urgentes em escolas estaduais

Pará

10.03.2023

Ao longo da manhã desta quarta-feira (08), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, visitou cinco escolas estaduais no município de Santarém, no Oeste do Pará, que precisam de intervenções estruturais para a retomada adequada da rotina dos alunos e da equipe escolar. O secretário ainda se reuniu com diretores de todas as escolas da região, para dialogar sobre as demandas e alinhar expectativas.

Acompanhado por uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rossieli Soares elaborou um plano de ação para solucionar problemas urgentes, com a perspectiva de investimentos em reconstruções, finalização de obras inacabadas e reforço ao desenvolvimento pedagógico. “Nós precisamos avançar muito, melhorando não só as questões físicas e estruturais, mas também em material e recursos pedagógicos e de apoio de pessoas no quadro escolar. Estamos resolvendo esses problemas iniciais nesse começo de gestão, e colocando no radar as nossas grandes prioridades”, ressaltou o titular da Seduc, à frente da pasta há pouco mais de dois meses.

O diretor Mário Fernando, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jader Fontenelle Barbalho, falou sobre a renovação da esperança com a presença do secretário na escola. “Esse é um momento histórico. É a primeira vez que um secretário visita a Escola Jader Barbalho. E é a partir desse momento tão próximo que percebemos a preocupação da gestão com a melhoria da educação. Não basta pensarmos na educação na sala do gabinete. É importante estar aqui, in loco, vendo a situação das escolas. Nós fazemos educação com gosto, mas nem tudo é possível. Mas ficamos muito otimistas com a vinda do secretário. Isso nos enche de esperança. É possível fazermos educação de qualidade na periferia”, disse, emocionado, o gestor escolar.

Demandas e expectativas - Ainda em Santarém, Rossieli Soares se reuniu com servidores da Unidade Regional de Educação 5 (URE) e diretores de todas as escolas da região, dialogando sobre as necessidades específicas das unidades de ensino. Foram expostas as expectativas dos gestores, e reforçada a importância do trabalho conjunto, para que os resultados educacionais sejam potencializados a partir do compromisso e das ferramentas estruturais, técnicas e pedagógicas disponibilizadas pela Seduc nos próximos meses.

“Esse encontro com o secretário Rossieli é de suma importância para que ele conheça a nossa realidade, e para que possamos ter uma conversa mais de perto acerca de tudo o que esperamos. Nós sabemos que existe um caminho longo a percorrer, mas acreditamos que vai dar certo. As mensagens sobre acreditarmos em uma educação de qualidade e de elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado do Pará realmente se concretizam neste encontro”, destacou a especialista em Educação da URE, Bárbara Oliveira.

O secretário Rossieli Soares esteve nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Alencar, Júlia Gonçalves Passarinho, Professor Aluísio Lopes Martins e Jader Fontenelle Barbalho, e na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Diocesana São Francisco.

 

Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc