Educação do Pará começa a pré-matrícula na maior creche do Estado

Pará

12.04.2022

 

A diarista Claudiane Silva, mãe da Maria Vitória, 2 anos e 6 meses, foi a primeira a ser atendida, nesta segunda-feira (11), para realizar a pré-matrícula da filha no Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar, em Belém. A diarista parou de trabalhar por não ter com quem deixar a criança e viu na creche uma oportunidade maravilhosa para retomar as atividades.

“Eu pego serviço uma vez ou outra quando consigo que alguém de confiança fique com ela, mas é muito difícil. Sem renda tudo fica mais complicado. Ter um lugar em que ela possa ficar segura, aprendendo, me dá tranquilidade para voltar. Com certeza essa estrutura vai dar o conforto e o cuidado que essas crianças precisam. Se todos os governos olhassem por nós dessa forma, ajudaria muito as famílias de baixa renda. A Vitória já está toda empolgada de vir para a escolinha e eu também”, diz.

O Centro é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense em tempo integral destinado ao público infantil, que permitirá que pais e mães, que trabalham na região central da capital paraense, deixem seus filhos em local seguro e acolhedor. 
“Muitos pais estão procurando este espaço tão lindo e acolhedor proporcionado pelo Governo do Estado, que está realizando o maior programa de proteção à infância do nosso Pará. São 14 profissionais fazendo esse atendimento de forma simultânea e todos os envolvidos trabalham com todo carinho para atender da melhor forma possível. Aqui temos educação de qualidade”, pontua Elieth de Fátima Braga, titular da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

A iniciativa faz parte do compromisso do Executivo Estadual de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Pará. O início das atividades está previsto para maio deste ano.

 

A diretora da creche, Vera Lúcia Leal, ressalta que o Centro será referência na educação infantil e um ponto de capacitação para os profissionais que atuarão nas 149 unidades do programa estadual "Creches por todo o Para". “Os pais que antes não tinham com quem deixar os filhos para trabalhar, vão ter um espaço com profissionais totalmente qualificados para receber suas crianças. Como diz Paulo Freire, ‘não se faz educação sem amor’ e é isso que podem ter certeza que não faltará aqui”, destaca.

Nesta terça (12), será a vez dos alunos da pré-escola I e na quarta (13), pré-escola II. Serão contempladas crianças de 2 a 5 anos e 11 meses de idade.

EXPECTATIVA

Liliane Penha é técnica em enfermagem e foi até o Centro buscar uma vaga para o seu filho Arthur, de 2 anos. Ela cuida dos pais idosos que têm complicações de saúde e precisa de um suporte para trabalhar. “Eu estou explodindo de alegria. Essa iniciativa do Estado está fazendo uma grande diferença nas nossas vidas. É de arrepiar. Estamos sendo abraçados com um local como esse, que possui estrutura e serviço completo. Dá um alívio muito grande em poder ter contar com esse apoio”, conta.

 

A estudante Nelma Rodrigues é mãe da Hadassa, 2 anos, e vê a pré-matrícula da criança como uma oportunidade de poder voltar ao mercado de trabalho. “Desde 2019, precisei largar meu trabalho. Quando vi na televisão e nas redes sociais o anúncio, é como se uma porta estivesse se abrindo e vim cedo para conseguir uma vaga para a minha filha. Esse é o sonho dessas mulheres que estão aqui. Queremos trabalhar, mas precisamos de um local seguro, como esse, para deixar nossos filhos”, afirma.  

Saiba qual a documentação para matrícula na creche

- Original e cópia da certidão de nascimento;
- comprovante de residência atual;
- duas fotos 3x4 recentes;
- carteira de vacinação;
- crianças inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo).

O processo de matrícula ocorre de maneira 100% presencial e é acompanhado pela Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster) no processo de triagem para garantir o acesso às vagas para aqueles que mais precisam e vivem em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), dá apoio na pré-matrícula. “Atuamos desde 2019 em sete bairros do TerPaz, então como já possuímos esse vínculo com a comunidade, viemos dar um suporte para a Seduc e intervir junto aos responsáveis que estão vindo fazer a matrícula. É um grande dia. Eles estão sendo acolhidos pelo Estado, que está proporcionando um suporte para garantir o futuro dessas crianças por meio da educação”, assegura Alessandra Amaral, coordenadora do programa.

O resultado da triagem e da avaliação socioeconômica dos documentos apresentados pelos responsáveis será divulgado no dia 27 de abril, no site da Seduc. Conheça mais sobre a estrutura do Centro.

 

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Foto: David Alves / Ag Pará