Educação do Pará capacita profissionais de Educação Física na Região do Baixo Tocantins

Pará

07.05.2022

De 02 a 05 de maio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, em Mocajuba, mais uma etapa da “Caravana de Esporte e Lazer”, desta vez para profissionais e acadêmicos de Educação Física dos municípios que compõem a Região do Baixo Tocantins. A iniciativa garante aos participantes conhecimentos básicos sobre legislações esportivas, novidades pedagógicas para o ano letivo de 2022 e a troca de experiências. 

Coordenado pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL), em parceria com a 2ª Unidade Regional de Educação (URE) e a Prefeitura de Mocajuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encontro formativo está sendo promovido na Escola Estadual Prof. Isaura Baía. Vale lembrar que o projeto surgiu em 2019, com o intuito de levar uma gama de cursos intensivos para diversas regiões paraenses. 

Até o momento, 60 professores e acadêmicos de Educação Física participam do evento que é totalmente gratuito, com direito à certificação ao final. Durante quatro dias de programação, especialistas vão abordar as seguintes temáticas: Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio; Educação Física Inclusiva e Paradesporto; NEL como agente público de implementação de políticas públicas na área do Esporte e Lazer Educacional; Sistema Nacional e Estadual do Esporte Educacional; Captação de recursos para investir no Esporte Educacional e os preparativos para o Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) - 64 anos de história, significados e valores.

TRAJETÓRIA

Desde o início, a Caravana já passou pelos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Salvaterra, Tucuruí, Parauapebas, Castanhal e agora, Mocajuba. No total, mais de 475 profissionais e acadêmicos de Educação Física já participaram das capacitações que foram ministradas pelas professoras Ana Cláudia Neves, Nilza Pinho, Rosa Rayol e Joyce Amaral. 

Por Vinícius Leal (SEDUC)