Educação do Pará amplia projeto Horta nas Escolas e orienta alunos da rede pública estadual

Pará

31.03.2022

Com o intuito de fomentar a sustentabilidade e hábitos alimentares mais saudáveis, nesta quinta-feira (31), alunos da Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém, participaram de uma palestra do Projeto “Hortas nas Escolas”. Esta é uma iniciativa do Instituto Manguezal, em parceria com o Ministério da Cidadania, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater - PA).

Durante o evento, os alunos puderam aprender com um estudante de engenharia ambiental a fazer uma composteira, hortas, cultivar e colher de forma adequada. Esta é uma novidade que atrai a atenção dos estudantes e faz com que eles levem para casa hábitos alimentares mais saudáveis.

Foto: Ascom SeducDe acordo com a Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), oito escolas da rede pública estadual na Região Metropolitana estão sendo atendidas pelo sistema agroflorestal. Todo o projeto está aliando questões ambientais, socioambientais e sociais dos estudantes, visto que há alunos que se interessam pela temática e isso estimula que os demais participem, além da preferência por aulas práticas, diferentes e mais didáticas.

AÇÕES

Inicialmente, foi realizado o plantio de mudas de açaízeiros e bananeiras na horta. Essa medida visa promover o sombreamento e garantir a umidade necessária às verduras e legumes, que serão cultivadas na próxima semana, sendo elas: espinafre, couve, cariru e cheiro-verde. Os produtos serão utilizados na merenda escolar dos estudantes e o excedente distribuído para toda a comunidade. 

Brenda LopesFoto: Ascom SeducA representante do Instituto Manguezal, Brenda Lopes, afirmou que o projeto busca desenvolver a habilidade de plantar e colher o próprio alimento. “Além disso, trabalhamos questões diretas sobre o meio ambiente e a alimentação saudável. Tudo isso tem o intuito de fortalecer essas competências que foram perdidas de um tempo pra cá, como por exemplo o vínculo com a terra. Portanto, nossas ações tentam trazer esse conceito de agricultura urbana para dentro das escolas”, frisou.

Para o professor de física, Augusto César Magalhães, um dos articuladores na Escola Estadual Cordeiro de Farias, a iniciativa é importante porque vai ressignificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “Na prática, serão aulas mais interessantes, com a participação direta de toda a comunidade escolar, os quais já possuem esse perfil de cuidado com o meio ambiente, devido aos projetos realizados anteriormente. Estamos entusiasmados e esperançosos para que consigamos desenvolver um trabalho que venha somar cada vez mais pedagogicamente na vida dos estudantes”, ressaltou.

Augusto César MagalhãesFoto: Ascom SeducSegundo a técnica da Caec, Emlly Silva, o projeto identificou que alguns estudantes não tinham o hábito de comer frutas e legumes. “Por meio desta ação, diversos alunos puderam plantar e colher alimentos que nunca haviam ingerido. Além disso, nós orientamos que os professores utilizem esses espaços nas aulas, provas e durante as discussões em sala de aula, para que a iniciativa não fique desconectada e haja de fato uma relação com o ambiente escolar”, afirmou.

Por Vinícius Leal (Ascom/Seduc)
Foto: Ascom/Seduc